sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rio dos Sinos mostra seu potencial econômico.

No último ano, quando estive a frente da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH, tive a oportunidade de receber diversos empresários e políticos interessados na utilização da hidrovia como meio de transporte. Foi neste período que também passei a conhecer um pouco mais e melhor a realidade e o potencial econômico dos nossos rios.
Uma das realidades que me foi apresentada, dizia respeito ao rio dos Sinos. Que embora possuísse uma boa profundidade em seu curso mais baixo. Onde o mesmo deságua no Jacuí, a existência de duas pontes extremamente baixas e sua sinuosidade eram os grandes empecilhos à sua exploração econômica. No entanto esta certeza começou a se desfazer. E tudo isto graças a chegada da balsa "TS 5" da empresa Tranship, do Rio de Janeiro. Em seu convés, a balsa trouxe três peças de grandes dimensões que vão ser empregadas na ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP. E foi exatamente pelas dimensões que as peças não poderiam ser transportadas por via terrestre sem que a operação tornar-se extremamente lenta, complicada e cara. A missão de levá-la o mais próximo possível do seu local definitivo coube à empresa Tranship. Que por ser especializada no transporte marítimo fez todo o estudo para viabilizar sua navegação pelo rio dos Sinos até o município de Esteio. A partir deste ponto, o transporte terrestre passa para a responsabilidade da empresa Megatranz, de São Paulo.
A chegada da balsa "TS 5" a Porto Alegre trazida pelo rebocador "TS Assanhado" ocorreu no dia 15 de julho.
( veja matéria referente a chegada em :
)

Após atracar no cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, ela ali ficou aguardando as condições ideais para subir o rio dos Sinos. A balsa foi preparada para a navegação. E ainda no cais, seu mastro foi cortado para reduzir sua altura. As condições ideais ocorreram na manhã de sábado, dia 21 de julho. E como apoio de dois rebocadores de pequeno porte da Navegação Amandio Rocha e do barco de apoio portuário "Turistinha I" foi feita a epopeia de navegar rio a cima.
O primeiro desafio apresentado foi ultrapassar a ponte ferroviária. Com o auxílio de uma taquara foi feito a medição do calado do rio e da altura existente entre a parte mais baixa da ponte e a água. De posse da informação se realizou o alagamento controlado dos tanques de lastro. Com isto a balsa ficou mais pesada, afundou mais na água e pode passar por debaixo da primeira ponte. A navegação continuou e a cada curva um fato chamou a atenção dos marinheiros experientes da tripulação da Tranship. O calado do rio dos Sinos é parelho entre suas duas margens. Isto possibilita que a balsa vá de uma para a outra margem sem nenhum problema. Dando as guinadas necessárias para melhor posicionar-se para realizar as curvas do sinuoso rio. Na sequência veio a segunda ponte. Desta vez de concreto localizada na BR Tabaí-Canoas. Novamente adotou-se os procedimentos de medição do calado e da altura entre a superfície da água e a parte de baixo da ponte. Novamente o obstáculo foi vencido pela técnica e experiência destes profissionais. E foi assim que a balsa acabou atracando junto ao cais da Comercial de Areias Novo Esteio, já no município de Esteio. E lá ficou atracada a espera da fase seguinte do transporte, ocasião onde seria desembarcada para a terra.
Como podemos ver o rio dos Sinos, apesar de todos os empecilhos, esta por mostrar seu potencial econômico. E mesmo as pontes baixas que limitam em muito sua navegação, não são obstáculo que o torne inviável para os sonhos e as pretensões de políticos e empresários. Com o poder do conhecimento, os engenheiros e técnicos envolvidos neste projeto superaram de forma surpreendente os obstáculos. E estão a nos dar uma lição de como é possível retomar a utilização deste rio tão importante de nosso estado. O certo é que nós também podemos ajudar. Pois não há ponte que não possa ser refeita. Melhor, mais forte e mais alta, a ponto de ampliar em muito a capacidade de navegação pelas águas do Sinos. É com base neste exemplo que devemos lutar para que nossa realidade mude. Dando-nos condições de sermos mais competitivos, e revitalizando nossa economia tão carente nos últimos anos. Quem sabe esta não seja a solução para que as empresas da região do Vale do Rio dos Sinos possam retomar seu crescimento. Todos nós sabemos que um transporte mais barato e eficiente contribui positivamente na redução do custo final de nossa produção. A nossa oportunidade é esta e ela nos foi apresentada. Vamos junto trabalhar de forma positiva e coordenada. Que assim mudaremos a realidade de nossa região. Garantindo um futuro melhor.
Foto 1 – Balsa "TS 5" e rebocador "TS Assanhado" atracados no cais Navegantes do porto de Porto Alegre, a espera do momento de subir rumo ao rio dos Sinos.
Foto 2 – Balsa "TS 5" atracada junto as margens do rio dos Sinos já no município de Esteio.
Foto 3 – Chegada das embarcações de apoio para a manobra de posicionamento da balsa para o desembarque das peças da REFAP.
Foto 4 – A troca de experiência nos enriquece e alarga nosso horizonte.
Foto 5 – A recuperação do potencial hidroviário do rio dos Sinos é possível. E este projeto da Petrobras é a maior prova disso.
Fotos: Carlos Oliveira

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