quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Hidrovia interior e sua força econômica.

É inquestionável a força econômica da hidrovia interior de nosso Estado. Nesta quinta-feira (02) se encontra atracado no Terminal Marítimo Luiz Fogliatto S/A, da empresa TERGASA, no Super Porto de Rio Grande a barcaça graneleira "Iracema". Lá ela esta a descarregar 1.067 toneladas de cavacos de madeira. Que foram embarcados no Terminal de Uso Privado (TUP) da empresa Mita no rio Taquari. Mas o que isto tem a ver com nós? Até que ponto este fato é importante para o morador de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e tantos outros municípios vizinhos?
Para esta pergunta podemos dizer que a "Iracema" também é responsável pelo feito de retirar de nossas tão congestionadas rodovias, mais de 35 caminhões. Quem trafega pela BR116 conhece muito bem o drama resultante do excesso de tráfego pesado. Quem possui uma residência próxima a mesma, sente o grau de poluição decorrente deste tráfego, não só ao varrer sua casa ou apartamento, mas ao assuar o nariz. Quem necessita transportar sua produção para a capital do estado também sofre com os congestionamentos. E com a elevação do custo deste transporte que por ser lento exige mais dos veículos em consumo e desgaste de peças.
É por este motivo que devemos incentivar cada vez mais o uso racional de nossas hidrovias interiores. Pois seu potencial é enorme e seus benefícios ainda maiores. Ter uma política pública para o setor, com investimentos garantidos é o melhor retorno que nossa população pode ter da pesada carga tributária a que estamos todos sujeitos. Pense nisso!
Foto: Carlos Oliveira

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