segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Grande movimento de cargas perigosa pela hidrovia garante nossa segurança nas estradas.



Na manhã deste domingo (12), Dia dos Pais, chegou a Porto Alegre três navios com carregamento de carga perigosa. Primeiro foi o navio-tanque “Zeugman” de bandeira turca, e que mede 109 metros  e comprimento. Seu destino era o terminal Santa Clara, do polo Petroquímico de Triunfo. Em seguida entrou o navio-tanque “Guarujá” e logo após o também navio-tanque “Guará” ambos da Petrobras e com carregamento de gás liquefeito de petróleo (GLP). Em sentido oposto, partiu o navio-tanque “Serra Polar”, cuja matéria específica já foi divulgada.

Como podemos ver a utilização intensa da hidrovia para o transporte de cargas perigosas é um auxílio inestimável para a nossa segurança. Ao retirarmos das rodovias cargas perigosas evitamos riscos, e ganhamos produtos com um custo final inferior. É por isto que nós devemos cobrar mais recursos e políticas para o setor da navegação. O investimento no setor é muito menor do que o exigido para a manutenção de estradas. Seu retorno, por outro lado, é muito maior. No ano passado o Estado teve 1 bilhão de reais para ser investido em rodovias. E nem por isto nossos problemas acabaram. Já o setor hidroviário recebeu recursos contados. Vindos a conta-gotas após competente argumentação justificando sua validade. Incentivar a utilização da hidrovia é o melhor caminho para nosso crescimento econômico. E de quebra teremos também, mais segurança nas nossas estradas.

Em tempo, a foto do navio-tanque "Guarujá" foi realizada na manhã desta segunda-feira (13) quando o mesmo retornava para o porto de Rio grande, após ter comcluído sua operação de descarga.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário