sábado, 18 de agosto de 2012

Guapuruvu um bom exemplo de utilização da hidrovia.


Na manhã de quarta-feira (15) a barcaça-tanque “Guapuruvu”, de propriedade da Navegação Guarita, partiu do Terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo, rumo ao porto de Rio Grande. Lá atracou no dia seguinte às 11 horas da manhã. De pronto iniciou o descarregamento de 772,67 toneladas de benzeno e de mais 3.284,18 toneladas de etil tércio butil éter – ETBE.  Com o término desta operação iniciou-se outra, desta vez de carregamento da chata. Assim sendo, foram embarcadas em seus tanques 760 toneladas de etanol, e mais 2.600 toneladas de nafta. Enquanto a nafta é matéria prima para produção de muitos derivados, o etanol é empregado na fabricação do plástico verde. Produto com grande potencial de demanda nos dias atuais.

Mas o que devemos chamar a atenção é para o bom aproveitamento da hidrovia. Pois nesta viagem, entre ida e retorno, a barcaça-tanque “Guapuruvu” esta movimentando 9.416,85 toneladas de produtos perigosos com absoluta segurança. São mais de 313 caminhões a menos em nossas estradas, e a garantia de um transporte mais econômico e menos poluidor. Incentivar este tipo de empreendimento é dever do Estado. Pois repercuti de forma positiva em nossa realidade. A retirada de veículos pesados de nossas estradas aumenta a vida útil das mesmas. Exigindo menos recursos financeiros para sua manutenção. E possibilitando que estas verbas sejam empregadas em outros locais onde também se fazem necessários investimentos. Se toda viagem pudesse ser otimizada ao máximo, certamente teríamos um Rio Grande melhor de se viver.

Espero que este exemplo sirva para a reflexão, e inspire nossos setores empresariais a utilizar mais a hidrovia como meio de transporte. E aos nossos governantes, para que desenvolvam políticas realmente eficientes para o setor de transporte fluvial, portuário e de construção naval.

Foto: Carlos Oliveira

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