quarta-feira, 29 de agosto de 2012

“Britain Bay” parte vazio, marcando uma triste rotina de nosso porto.


Partiu na manhã de sexta-feira (24) o navio mercante “Briyain Bay”, para variar o mesmo partiu vazio. Marcando uma triste realidade de nosso porto de Porto Alegre. Que esta por se caracterizar, quase que exclusivamente, como um porto recebedor de cargas. Poucos foram os embarques realizados este ano. E seu volume é insignificante se comparado ao total de toneladas movimentado até o presente momento.

Com relação aos embarques ocorridos restringem-se apenas a dois produtos: Transformadores e cabos para utilização naval.

O primeiro grupo caracteriza-se pelo elevado peso. Fato que dificulta seu transporte por via rodoviária. Revelando uma grande lentidão e um elevado custo financeiro.

O segundo grupo, para ser armazenado no pátio do porto, teria necessariamente de sair embarcado, caso contrário o custo de armazenamento é mais elevado. E o embarque ocorrido neste ano é fruto desta mudança na cobrança da armazenagem. Já que no passado havia o embarque do mesmo em navios. E durante todo o ano passado isto não ocorreu. O produto estava entrando e saindo no porto por via rodoviária. Depois de constatado esta discrepância, pelo então diretor de Portos, engenheiro Silvio David. Comunicou-se a empresa e corrigiram-se os valores cobrados. A atitude surtiu efeito, e a prova ocorreu no embarque de 75 bobinas neste ano.

Com relação a nossa realidade de não sermos um porto com embarque de cargas, devemos ver o fato como o nosso maior desafio. Mudar esta situação representa mudar nossa dinâmica e para isto é que devemos trabalhar. Do contrário vamos continuar atrasados e perdendo mercado para outros portos, principalmente os de Santa Catarina.


Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário