quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Navio da Marinha de Guerra visita Porto Alegre.


O Navio-Balizador “Comandante Varella”, da marinha de guerra brasileira visitou, no final de semana, o porto de Porto Alegre. O navio chegou na primeira hora da tarde de sexta-feira (03) e partiu no final da manhã de segunda-feira (06), rumo a cidade de Rio Grande.

Durante sua viagem até a capital do estado a embarcação, que faz parte do Serviço de Sinalização Náutica do Sul – SSN-5 realizou a vistoria das condições da sinalização náutica. Constatar com esta o calado dos canais artificiais, a posição, o estado de conservação e funcionamento das boias e faroletes, faz parte de sua missão. Nestas oportunidades aproveita para prestar apoio na manutenção e conservação dos três faróis que a Marinha do Brasil possui na Lagoa dos Patos, a saber: Capão da Marca, Cristóvão Pereira e Itapuã. Bem como da luz de sinalização no casco naufragado do navio “Álvaro Alberto”.

O navio-balizador “Comandante Varella” foi construído no ano de 1982, pelo Arsenal de Marinha do Rio de janeiro. Mede 37,5 metros de comprimento e possui largura máxima de 8,6 metros. Seu nome e uma homenagem ao capitão-de-fragata Arnaldo da Costa Varella, oficial da marinha que comandou a Delegacia da capitania dos Portos em Porto Alegre, e que foi morreu no ano de 1963. Ocasião em que era o comandante do navio-hidrográfico “Canopus”, que se encontrava atracado no porto de Rio Grande.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário