segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Nota sobre o Navio-balizador “Comandante Varella”.

O presente texto visa esclarecer um fato relacionado, à matéria divulgada pelo site oficial da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH e que esta errado. No texto, o navio-balizador “Comandante Varella” foi chamado erroneamente de “Almirante Varella”. Segundo me informou o Carlos César, que é, assim como eu, “Amigo da Marinha”. O navio recebeu este nome em homenagem ao Capitão-de-Fragata Arnaldo da Costa Varella. Oficial da Marinha de Guerra, especializado em hidrografia, ex-delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre e que morreu assassinado quando comandava o navio-balizador “Canopus” – NHi-22.

 Embora tenha sido promovido “post mortem” ao posto de Capitão de Mar-e-Guerra, o nome oficial do navio é “Comandante Varella”. É isto que se encontra escrito na lateral de seu casco. Próximo ao pórtico, instalado na popa do navio. É esta a forma como a Marinha do Brasil resolveu homenagear aquele que era um oficial promissor entre seus quadros. E que teve sua vida e sua carreira interrompidas de forma tão abrupta e repentina. Se não fosse isto, certamente Arnaldo da Costa Varella teria sido guindado com o posto de almirante. E seu trabalho teria trazido benefícios científicos e econômicos ao país.

Sobre o navio-balizador “Comandante Varella” – H-18 posso dizer que ele foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro – AMRJ entre os anos de 1978-1982. Sendo incorporado a Marinha do Brasil em 20 de maio de 1982. Possui 37,51 metros de comprimento e 8,83 metros de largura. Seu peso total carregado é de 420 toneladas. E embora seja uma embarcação de pequeno porto, seu trabalho é muito importante para o nosso país. Pois ele auxilia na fiscalização e conservação de nossos sinais náuticos na região Sul do litoral brasileiro. Sem os quais navegar seria uma aventura muito perigosa.

Foto: Carlos Oliveira

Matéria publicada pelo site oficial da SPH:

http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=1238

Matéria do blog VCVEsteio:

http://vcvesteio.blogspot.com.br/2012/08/navio-da-marinha-de-guerra-visita-porto.html

Um comentário:

  1. Eu tive o maior prazer em servir nesse belo navio de 1985 até 1988,fui o primeiro CB-MR desde navio, foi uma honra fazer o balizamento da área do Rio Grande RS, Santa Catarina e Paranaguá.

    ResponderExcluir