quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

FLAGRANTE: Assoreamento atinge área de fundeio do porto de Porto Alegre.

O navio-tanque “Norgas Pan” que chegou na manhã de terça-feira (12/NOV) revelou mais uma carência do Porto Organizado de Porto Alegre: a dragagem de manutenção.

Este fato ocorreu após o mesmo ter fundeado na área “Bravo”, que se localiza em frente ao cais Mauá. Entre a Ilha da Pólvora e o cais, propriamente dito. O local que é delimitado por boias possui um acúmulo de sedimentos conforme se aproxima da ilha da Pólvora. Fato que causou dificuldade ao navio no momento em que o mesmo reiniciava sua viagem até Triunfo. Para retirá-lo do local foi necessários o emprego de dois rebocadores da empresa Navegação Amandio Rocha – NAR, o “Pedro Marques” e o “Rio Guaíba”. Somente assim, é que o “Norgas Pan” pode se desprender do lodo acumulado no fundo do Guaíba e seguir sua viagem de forma tranquila.

Como podemos ver, nada acontece por acaso, nem de uma hora para outra. A falta de investimentos, de manutenção, de dragagem e sinalização são fatos históricos de longa data. Como dificilmente acontece algo, elas passam desapercebidas do grande público e das autoridades. No entanto os problemas estão latentes. E podem se fazer visíveis a qualquer momento. Pegando “desprevenidos” aqueles que deveria ter feito a sua obrigação e não a fizeram, como a de manter a manutenção dos nossos portos, rios e canais.

Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário