quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Navio-tanque “Queen Catalina” parte rumo ao Rio de Janeiro.

O navio-tanque liberiano “Queen Catalina” partiu no início da tarde de quinta-feira (14/NOV) do terminal Santa Clara, de propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo. Seu destino era o porto do Rio de Janeiro, para onde o navio transportou parte da produção deste complexo industrial.



Sua passagem pelo vão móvel da ponte do Guaíba ocorreu às 14 horas, oportunidade na qual o navio era escoltado pelo rebocador “Rio Guaíba” de propriedade da Navegação Amandio Rocha – NAR. Num procedimento de segurança, determinado pela Capitania dos Portos de Rio Grande do Sul, que visa auxiliar todos os navios nesta manobra e evitar uma possível colisão contra a estrutura de concreto da ponte. Logo depois de realizada esta passagem, o navio passou a navegar por contra própria. Liberando o rebocador que rumou para sua doca junto ao cais Mauá, local de sua atracação.

Na sequencia, o “Queen Catalina” se cruzou com o barco de passeio “Cisne Branco”, marco histórico da navegação turística brasileira. Por ter sido a primeira embarcação construída para esta finalidade no Brasil. E que se encontrava atracado no Terminal Graneleiro SPH, no Cais Navegantes para ser abastecido de água. Já que esta operação não pode mais ser realizada junto ao cais Mauá, em virtude de determinação da empresa Porto Cais Mauá.

O “Queen Catalina” partiu então para o porto de Rio Grande, de onde seguirá para fora da barra. Levando consigo parte da produção petroquímica de Triunfo. E garantindo a geração de receita e empregos para a nossa economia.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário