quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

BBC AUSTRIA carrega 12 transformadores em Porto Alegre.

O navio mercante “BBC Austria” iniciou na quarta-feira (06/NOV) o carregamento de 12 transformadores produzidos pela unidade industrial da empresa multinacional Alstom, produzidos no município de Canoas. A carga é composta por 04 (quatro) transformadores de 135 toneladas cada, que possuem no porto de Sepetiba – RJ seu próximo destino. Outros 02 (dois) transformadores que pesam 242 toneladas cada, vão para o porto de Salvador – BA. E finalmente 06 (seis) transformadores que pesam 99 toneladas cada, têm no porto de Natal – RN, seu local de desembarque.



É importante observarmos o grande valor que esta operação de carregamento possui para a economia do nosso estado. Principalmente por sinalizar o ganho que o estado poderia auferir se bem soubesse utilizar o porto de Porto Alegre em sua finalidade básica de local de embarque e desembarque de produtos. Fato que gera não só riquezas, mas empregos e oportunidades reais de comércio. Reduzindo o custo de produção, o curso de vida e o desemprego. Gerando mais competitividade aos nossos setores agrícola, industrial e comercial. Movimentando todo o comércio local de bens e serviço. Além de agregar renda a uma cadeia produtiva muito extensa. Que atende a toda a demanda das pessoas ali vinculadas.

Infelizmente, e isto é a mais pura realidade. Cabem na palma da mão, e sobram dedos nesta conta. As oportunidades em que algum navios aqui embarcou algum produto no atual ano. E em todas as oportunidades em que isto ocorreu, a Agência Marítima Orion e a BBC Chartering se fizeram presentes.

Saber o porquê disto é buscar compreender o nosso atual estado de penúria. Onde a rotina é a perda de oportunidades, e não a atração de novos investimentos e empreendimentos. Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário