quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Colônia de Pescadores Z–5 realiza mutirão de limpeza dos rios.



A manhã de quinta-feira (21/NOV) foi marcada por uma movimentação diferente nas águas dos rios Gravataí, Jacuí e lago Guaíba. Neste dia os barcos dos pescadores vinculados a Colônia Z-5 realizaram um mutirão de limpeza de suas águas e das respectivas margens. Segundo dados divulgado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU, de Porto Alegre, foram recolhidos 20 toneladas de lixo.
A ação que esta em sua 9º edição, ocorre sempre no período do defeso. Quando os pescadores são impedidos de exercerem sua atividade. Devido a necessidade de se garantir a desova dos peixes, que ocorre neste período do ano. A limpeza também serve para melhorar a qualidade das águas. Não só evitando a contaminação, como também retirando os resíduos plásticos. Que são uma armadilha mortal para muitos peixes quando o ingerem ou que são por eles envoltos.
O tamanho da comunidade de pescadores é surpreendente. Contanto com cerca de mil pessoas. Que trabalham para sustentar suas famílias. E que não são percebidos no âmbito da economia formal. São pequenos pescadores, moradores das ilhas que compõem o Parque Delta do Jacuí, e das demais margens dos rios adjacentes. Invariavelmente são pessoas pobres. Cujo sustento esta diretamente vinculado a qualidade das águas onde pescam.
Diante deste fato. E da realidade de que nossos rios estão poluídos. O exemplo dado pelos pescadores vai muito além do que o ato em si. Ele nos mostra quanto é importante para a sociedade cuidar da natureza. Pois uma natureza bem preservada é inquestionavelmente uma fonte de riqueza. Não só para os pescadores, como para quem explora o turismo. Para quem tem o dever de cuidar da saúde pública. Cuidar de nossas águas é trabalhar por um futuro melhor para toda a nossa sociedade. Pensem nisso!
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário