domingo, 29 de dezembro de 2013

Exclusivo – Balsa “TS-6” parte de Porto Alegre com carga destinada a Santos.

 
Partiu do porto de Porto Alegre na manhã de segunda-feira (25/NOV) o rebocador “TS Atirado” e a balsa “TS-6”, de propriedade da empresa Tranship, cuja sede é no estado do Rio de Janeiro. E que é especializada no transporte de carga pesada por meio de balsas.

Era aproximadamente 09:30 da manhã, quando o rebocador iniciou a desatracação do cais Navegantes. Logo após ter sido concluída a vistoria realizada pela equipe da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre. E que foi verificar as condições dos cabos de reboque e da amarração da carga sobre o convés da balsa “TS-6”. Nas fotografias aqui vinculadas com exclusividade, é possível de se ver o resultado final dos 7 dias de trabalhos. Desde que o rebocador e a balsa chegaram vazios a Porto Alegre, até sua partida com a carga sob o convés.

Assim como no embarque anterior, realizado pelo navio mercante “BBC Austria”. E diga-se de passagem, os embarques no Porto Organizado de Porto Alegre são raros. Nenhuma menção foi feita pela autarquia que administra o porto de nossa capital. Demonstrando que este tipo de operação não é, definitivamente, valorizado pela administração da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH. Que só pensa no porto como um local de descarga de fertilizantes. E não como um porto capaz de embarcar a nossa produção. E desta forma mudar a dinâmica de nossa economia. De forma positiva como só um porto pode fazer.

É uma pena que a realidade seja esta.Tão nua e tão crua.Demonstrando o quanto o governo eleito pelo povo gaúcho, para administrar as coisas publicas fica devendo em termos de capacidade administrativa. O porto comercial da capital do estado do Rio Grande do Sul não terá futuro enquanto for visto apenas como um local de desembarque. Nem seu futuro será promissor se ele vislumbrar apenas uma atividade turística com o principal investimento a ser nele implementado. O porto de Porto Alegre é muito mais do que esta visão reducionista que alguns defendem com unhas e dentes. E que não atingem a sua verdadeira alma. Que é servir como um instrumento de desenvolvimento socioeconômico. Cumprindo para isto com a sua finalidade fim de instrumento logístico. E este erro não esta restrito a Porto Alegre. Ele atinge a todos os demais portos interiores administrados pelo governo do estado. Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

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