quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Navio mercante “São Luiz” parte vazio de Porto Alegre.

Após ter concluído a sua operação de descarga, o navio mercante de bandeira brasileira “São Luiz” partiu do porto de Porto Alegre vazio. Este fato ocorreu na manhã de sábado (09/NOV) por volta das 09 horas. Sua desatracação ocorreu com o auxílio de dois rebocadores da Navegação Amandio Rocha – NAR.



Assim como havia chegado, o “São Luiz” partiu com todos os seus guindastes totalmente erguidos. Fato que chama a atenção pelo risco que isto acarreta ao navio. Já que eleva o seu ponto gravitacional, alterando sua estabilidade e ampliando o esforço exercido sobre sua estrutura em caso do mesmo enfrentar um ambiente de navegação mais agitado em alto-mar.

Esta situação também revela o legado do descaso com que toda a atividade ligada a navegação, construção naval e atividade portuária foi deixada ao longo das últimas décadas. E que só agora esta recebendo, novamente incentivos governamentais. A fim de fortalecê-las novamente, e quem sabe melhorar o desempenho econômico brasileiro.

No caso em particular do porto de Porto Alegre, a falta de investimentos consistentes o levou para um caminho decadente. Mesmo rumo tomado pelo porto de Pelotas, do qual ninguém mais se quer fala. E setes investimentos não se reduzem a máquinas e equipamentos. Eles também incluem a dragagem dos seus canais de acesso, a manutenção do calado junto aos portos e principalmente na capacitação e contratação de pessoal especializado para realizar a operação e a manutenção dos nossos portos. Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário