domingo, 29 de dezembro de 2013

Navio mercante turco “Minanur Çebi 1” retorna a Porto Alegre.

Retornou na manhã de sábado (30/NOV) a Porto Alegre o navio de bandeira turca “Minanur Çebi 1”. Registrado no porto de Istambul, o navio mede 181 metros de comprimento e possui largura máxima de 30 metros. Trouxe em seus porões um carregamento de 8.500 toneladas de ureia. Em uma viagem que teve como porto de partida, o da cidade de Bahia Blanca, na Argentina. E contou com uma escala junto ao porto de Rio Grande. Onde o navio atracou às 17:30 da tarde de segunda-feira (25/NOV) no Porto Novo. Para lá descarregar ureia. Numa operação que teve início às 20:08 do mesmo dia. E que teve seu término às 03:25 da madrugada de quarta-feira (27/NOV). Neste mesmo dia o “Minanur Çebi 1” partiu do Porto Novo rumo ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil Fertilizantes, localizado no Super Porto de Rio Grande, onde atracou às 07:07. Neste terminal privado, foram descarregados mais 18.500 toneladas de ureia. Em operação que teve início às 16:20 da tarde de quinta-feira (28/NOV).



O retorno do “Minanur Çebi 1” apresenta a consolidação de uma linha marítima nos ligando ao porto de Bahia Blanca. Que se enquadra no contexto do tão combalido Mercado Econômico do Sul – MERCOSUL. E que de certa forma revive uma linha que existiu logo no início deste acordo comercial, mas que foi perdendo força ao congo do tempo.

Lamentável é que a conexão não esta sendo feita com navios de bandeira brasileira ou argentina. Demonstrando o quando a nossa marinha mercante é deficitária para suprir as nossas demandas.

Nas fotografias que aqui apresentam aproveito para apresentar dois detalhes do navio. Num é possível de se visualizar sua proa, como nome escrito. Onde destacamos o uso do “Ç”. Que em alguns casos passa desapercebido e é escrito como sendo “C”. Na segunda imagem se visualiza a bandeira turca completamente desfraldada.  Bem como a interação do navio com o meio. Onde o mesmo produz uma sequencia de pequenas ondas nas águas do Guaíba. Logo após realizar a curva que dá acesso ao canal do Cristal.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário