segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

13 de Dezembro – Dia do Marinheiro

Nesta sexta-feira (13/DEZ) se comemora o Dia do Marinheiro. Uma justa homenagem ao gaúcho, natural da cidade de Rio Grande, Joaquim Marques Lisboa, Marques de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.


Aproveito a passagem desta data para reafirmar a importância que o mar possui para todos nós brasileiros. E do papel que a Marinha de Guerra Brasileira possui para garantir não só a nossa segurança, mas a nossa independência.

Nos dias de hoje, 95% do comércio exterior brasileiro é feito por via marítima. Tudo o que nós exportamos ou importamos de nossos maiores parceiros comerciais (Estados Unidos e China) é transportado pelo mar. O petróleo importado vem pelo mar. As nossas maiores reservas petrolíferas estão no mar. Diariamente passam em média 1.500 navios por nossas águas. O volume de pesca no ano de 2012 foi de 1.260.000 (Um milhão e duzentas e sessenta mil) toneladas. A capacidade construção naval esta em processo de franca recuperação.

Como podemos ver. O mar esta vinculado de forma direta a todos os setores da nossa economia. Seja ele o primário (agricultura e mineração) secundário (indústria) ou terciário (Comércio e serviços). E neste contexto a Marinha de Guerra cumpre um papel fundamental. Já que ela é o Estado em alto-mar. É ela que garante o cumprimento das leis e das normas no mar. Fortalecê-la é o meio mais fácil e rápido de defender os nossos interesses econômicos e sociais. Inibindo a cobiça dos outros sobre as dádivas que a natureza nos deu. E que foi garantida com o sangue, suor e trabalho de muitos brasileiros ao longo dos 513 anos de nossa história.

As fotografias aqui vinculadas foram feitas no último dia 07/DEZ. Elas registram a chegada da Corveta “Barroso”, da fragata “Constituição” e do Navio Desembarque de Carros de Combate “Gracia D’Ávila” ao porto de Rio Grande. Navios estes que estavam participando da ADEREX-II.

Parabéns a Marinha do Brasil, pela passagem desta data.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário