segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Marinha do Brasil recupera sinalização náutica da Lagoa dos Patos.

O navio-balizado “Comandante Varella” da Marinha do Brasil partiu às 08:30 da manhã de segunda-feira (09/DEZ) do porto de Porto Alegre.


 Subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Sul – SSN-5, que é uma das organizações que compõe o Comando do 5° Distrito Naval. O navio-balizador “Comandante Varella” partiu transportando duas boias luminosas encarnadas. Que vão ser colocadas no canal da Feitoria, na Lagoa dos Patos. O serviço de responsabilidade da Superintendência de Portos e Hidrovias esta sendo realizado pela Marinha do Brasil devido à carência de recursos da autarquia estadual. Fato que compromete a segurança da navegação, pondo em risco até a sua manutenção. O que seria uma calamidade para a economia de nosso estado. Já que pela Lagos dos Patos passa todo o gás liquefeito de petróleo que a Petrobras envia por navio para Canoas. Além de parte importante da produção do Polo Petroquímico de Triunfo.

Até a poucos anos atrás a Marinha do Brasil era a responsável mala manutenção de nossa sinalização náutica interior. Esta responsabilidade foi repassada ao Estado do Rio Grande do Sul, restando a Marinha do Brasil a função de fiscalizar suas condições. No entanto o Estado não conseguiu garantir o nível de qualidade exigido pela legislação internacional. E ano após ano sua qualidade foi piorando.

Um dos motivos para esta piora é a falta de condições humanas e matérias de se executar o serviço. Já que a SPH conta para esta missão, com o centenário navio-balizador “Benjamin Constant”. Uma draga construída no ano de 1907, e que foi transformada para a função de navio-balizador. E que tem caracterizado por estar muito mais tempo parada para reforma do que navegando. (Veja links abaixo).

Diante da difícil situação, só restou ao governo federal reassumir, mesmo que em caráter temporário (via convênio específico), o exercício da manutenção dos nossos canais de navegação. Pois afinal de contas, a responsabilidade maior pela segurança da navegação é do governo federal.

Fotos: Carlos Oliveira

Matéria publicada no jornal Correio do Povo em 28/NOV/2010

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=59&Caderno=0&Noticia=227809

Matéria publicada em 24/OUT/2012:

http://vcvesteio.blogspot.com.br/2012/10/apos-oito-meses-parado-navio-balizador.html

Matéria publicada pela Rede bandeirantes:

http://www.bandrs.com.br/jornalismo/?id=21044&PHPSESSID=8054e8c0e8de403dd877a17212b60787

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