sexta-feira, 2 de maio de 2014

SOBRE A LIMITAÇÃO DE NOSSO CALADO – Navio-tanque “Zeugman” retorna com o resto da carga deixada em Rio Grande.

O navio-tanque “Zeugman” retornou no meio da manhã de sábado (12/abr) para o Polo Petroquímico de Triunfo. Em seus tanques, ele estava trazendo o resto da carga de 3.500 toneladas de monômeros de estireno deixadas em Rio Grande. Devido à limitação de calado de nossos canais interiores, que é de 5,18 metros de profundidade.

Para quem não sabe, o produto foi originalmente descarregado no píer petrolífero da empresa Braskem. Com o objetivo de aliviar o peso do navio. E assim permitir sua viagem até Triunfo. Feito esta viagem, onde o navio pode descarregar o resto da carga. Ele retornou para Rio Grande a fim de carregar a carga lá deixada para transportá-la finalmente para o seu destino final.

Este fato demonstra claramente o quanto os navios que aqui operam estão limitados devido ao baixo calado existente. Calado este projetado inicialmente a mais de 95 anos. E que até os dias de hoje não foi ampliado. Como se o mundo da navegação não tivesse evoluído e mudado seus conceitos e necessidades.

Também é possível de se ter uma exata noção de como o custo Brasil se faz. Pois para transportar uma carga, às vezes é preciso fazer mais de uma viagem. Encarecendo o preço pago pelo frete. E contribuindo para a elevação dos custos de toda a cadeia produtiva. Compreender isto é muito importante para que possamos traçar uma política mais eficiente para o setor da navegação e portuário. Pois do jeito que esta, não pode ficar. Pensem nisso e cobrem de nossos políticos e governantes uma postura séria e dedicada para solucionar este problema.

Muito obrigado !

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

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