segunda-feira, 19 de maio de 2014

MUITO MAIS DO QUE UM NAVIO QUE PARTE VAZIO – Navio mercante “Santa Ursula” parte vazio de Porto Alegre.

O navio mercante “Santa Ursula” partiu vazio do Cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, às 13:00 da tarde de terça-feira (06/MAI). Isto ocorreu após ele ter descarregado em nosso porto 6.000 toneladas de sulfato de potássio, 5.000 toneladas de cloreto de potássio e 1.500 toneladas de sulfato de amônio granulado. Tudo isto produto importado da Alemanha. Que serve para garantir a nossa produtividade agrícola. Que por sua vez, não consegue ser escoado pelo nosso porto. Por falta de investimento público no mesmo. Principal motivo do mesmo ser deficitário gerando mensalmente mais despesas do que receitas aos nossos cofres públicos.

É inexplicável o motivo por que isto ocorre. Pois não se admiti que o Estado faça questão de assumir um negócio que em qualquer outra parte do mundo dá lucro. Para aqui, no nosso caso, assumir prejuízo sobre prejuízo. Sem sequer cumprir com sua função social e econômica a contento.

Talvez seja por este motivo que o Estado do Rio Grande do Sul esteja quebrado. Vivendo à custa de dinheiro que não tem. Tendo de recorrer aos depósitos judiciais; ao dinheiro da Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE, ou protelando o pagamento dos precatórios, entre tantos outros recursos utilizados. A falta de gestão, de visão e discernimento do que realmente é certo e correto fazer. Estão nos prejudicando dia-a-dia. Determinando o enfraquecimento da dinâmica de nossa economia. E consolidando um futuro pior para todos nós. É por este motivo que eu convido o leitor a pensar sobre o assunto. Que começou com um fato simples ocorrido em nosso porto. Mas que reflete e possui entrelaçamento com toda a nossa realidade. Pensem nisso e reflitam com seus amigos. Pois somente assim poderemos construir um futuro melhor.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário