sexta-feira, 23 de maio de 2014

Navegação Noturna.

A fotografia aqui apresentada é um fragrante da navegação noturna em nossa hidrovia. Nela é possível de se ver uma barcaça graneleira da Navegação Aliança, descendo o Guaíba, rumo a Rio Grande. Infelizmente não foi possível identificar o nome da embarcação. Mas o que eu quero mostrar é a dificuldade da navegação noturna. E o motivo pelo qual ela deveria ser melhor tratada pelas nossas autoridades.

Se para nós andar numa rua ou estrada totalmente escura é um problema. Para a navegação este fato é muito pior. Já que neste caso, os pontos de referência são mais escassos. E em se tratando de boias, nem sempre elas estão no lugar certo, ou com sua luz funcionando.

Navegar em condições dessas é sempre uma aventura. Que somente com muita experiência e sabedoria se consegue vencer. E da qual os grandes navios mercantes não podem dispor. Já que seu tamanho é muito maior. E as regras de segurança, não permite arriscar o patrimônio do navio, nem da carga, em aventuras noturnas. É por este motivo que a nossa Autoridade Marítima, a Marinha do Brasil, não autoriza a navegação noturna para os navios de grande porte ou com carga perigosa.

Para que isto ocorra, teremos de alargar os nossos canais artificiais e sinalizá-los de forma adequada. Somente assim teremos realmente a navegação funcionando dia e noite em nosso Estado. Elevando sua eficiência e reduzindo o custo operacional dos grandes navios. Fato importantíssimo para sermos mais competitivos e atrairmos novos empreendimentos para o Rio Grande do Sul.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário