sexta-feira, 16 de maio de 2014

Navio mercante “Callio” termina de descarregar e troca de posição no cais Navegantes.

O navio mercante, agora de bandeira brasileira, “Callio” terminou a descarga e a limpeza dos seus porões na manhã de domingo (04/MAI). E as 12:30 ele iniciou o trabalho de desatracação de sua posição no cais Navegantes para em seguida atracar novamente numa área não operativa do porto comercial. Na verdade ele atracou junto ao antigo terminal de carvão. Que por alguns anos foi utilizado também como terminal de contêiner. Este espaço, que esta ocioso. Vai permitir a realização de pequenos trabalhos de manutenção e reparo na embarcação. Cuja necessidade é visível a olho nu. Já que o transporte de sal acelerou, em muito, o processo de desgaste do navio.


O mesmo espaço foi utilizado a poucos dias pelo também navio mercante “Anthia”. Veja o link referente: http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2014/03/navio-mercante-anthia-realiza-conserto.html

E mostra o quanto o porto necessita de espaço não só para operar comercialmente, mas também para atender a demanda da navegação comercial. Que na região de Porto Alegre carece de estaleiro para realizar reparos e manutenção de embarcações de grande porte. E no que diz respeito a Rio Grande também não pode atender esta demanda específica. Tendo em vista que a lá existente esta toda voltada para atender a um único cliente: a Petrobras.

Criar condições para que isto ocorra. É o grande desafio que temos de enfrentar. Pois se de um lado o porto não atende a demanda existente. Nem consegue atrair clientes para si. Por outro lado, o tão propagado Polo Naval também esta abaixo da expectativa. Demonstrando o quanto é frágil todo o desenvolvimento criado aqui em nossa terra.

Pensem nisso, pois isto é importante para o nosso bem-estar econômico e social.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário