terça-feira, 13 de maio de 2014

Para Pensar e Refletir – Navio mercante “Clipper Belle” parte vazio de Porto Alegre.

O navio mercante “Clipper Belle” partiu vazio da cais Navegantes, do porto de Porto Alegre às 13 horas da tarde de quarta-feira (23/ABR).Após ter descarregado as 6.000 toneladas de compostos para a fabricação de fertilizante que havia trazido em seus porões. E como todos os demais navios mercantes, do tipo graneleiro, nada levou em seus porões. Evidenciando a nossa incapacidade de atrair este tipo de navio para ser carregado em nosso porto. Que sem investimentos e interesse público esta em processo de decadência há anos.

O resultado desta falta de investimentos e interesse público. Transformou o porto de Porto Alegre numa instituição não só defasada em termos humanos e técnicos. Como também, e principalmente, numa órgão público caro e deficitário. Que só consome recursos públicos e pouco arrecada.

É este modelo de estado, ineficiente que causa o nosso atraso. Pois em todos os lugares do mundo, um porto bem localizado é sempre uma fonte de prestígio e de geração de riqueza. Somente aqui, este fato não ocorre. E o nosso porto deixa de cumprir a sua função econômica e social de alavancar o nosso crescimento. Não embarcando, nem contribuindo para escoar nossa produção industrial e agrícola. Que tem de seguir por via terrestre até portos mais distantes como o de Rio grande ou os de Santa Catarina. Cuja equipagem e qualificação do pessoal é maior e melhor.

Porque isto ocorre, e porque nada fazemos para reverter esta situação é a grande pergunta que deveríamos fazer.

Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário