quinta-feira, 15 de maio de 2014

Navio mercante “Callio” chega com carga de sal a Porto Alegre.

Chegou na manhã de quinta-feira (01/MAI) ao porto de Porto Alegre o navio mercante “Callio”. Em seus porões ele trouxe um carregamento estimado em 8.000 toneladas de sal marinho. Produto oriundo do estado do Rio Grande do Norte, e que foi embarcado pelo porto de Areia Branca.

Em sua viagem pela costa brasileira. O “Callio” realizou escalas nos portos de Recife, Belém, e Santos. Tendo em Porto Alegre seu último destino com a atual carga.

MUDANÇA DE BANDEIRA

O fato mais importante da vinda do navio mercante “Callio” foi termos constatado a troca de registro da embarcação. Que deixou de ser panamenha, para ser brasileira. Um dos pré-requisitos básicos para todo o navio que realiza viagem de cabotagem pela costa brasileira. Para quem não domina o termo. Cabotagem é aquela viagem que um navio faz entre os porto de um mesmo país, com carga de origem nacional. Diferente de uma viagem de longo-curso. Na qual o porto de origem de um navio é estrangeiro. E em sua viagem ele realiza diversas escalas em portos brasileiros, descarregando sua carga. Na viagem de cabotagem a legislação determina que o navio deva ser brasileiro. Garantindo desta forma um incentivo ao fortalecimento da marinha mercante nacional. Fator estratégico e vital aos interesses econômicos do país.

Ocorre que tanto a marinha mercante brasileira, quanto o comércio de cabotagem são deficitários nos dias de hoje. Eles não atendem a demanda. E quando nós podemos constatar a incorporação de um navio a marinha mercante brasileira isto é motivo de alegria. Não é a solução. Pois para isto ainda falta muito trabalho pela frente. Mas já serve com estímulo. E sinaliza para o nosso empresariado o caminho que devemos tomar. Investindo na navegação, na construção naval e na formação de tripulantes brasileiros para os nossos navios. Somente assim poderemos conquistar a nossa tão sonhada independência.

Fotos: Carlos Oliveira

2 comentários:

  1. tEM VAGA ATUALMENTE PARA TRABALHAR NO "cALLIO" sOU GAUCHO;mORO EM pORTO aLEGRE; APOSENTADO, tECNICO DE sEGURANÇA E cONFEITEIRO;

    ResponderExcluir
  2. AQUI QUEM FALA E "PLEIN sATURNO ": sOU GAUCHO DE PORTO ALEGRE; E tECNICO DE sEGURANÇA; POLICIAL APOSENTADO; E CONFEITEIRO; gOSTARIA DE cONHECER O RIO G. NORTE/RN; ENTÃO SERA QUE TEM UMA VAGA DE TRABALHO NO NAVIO "CALLIO". ABRAÇO E BOA SORTE A TODOS DA MARINHA MERCANTE BRASILEIRA.

    ResponderExcluir