quarta-feira, 21 de maio de 2014

Navio-tanque “Zeugman” retorna de Santos.

O navio-tanque “Zeugman”, de bandeira turca, retornou de viagem realizada ao porto de Santos. Este fato ocorreu às 09 horas da manhã de terça-feira (13/MAI). E o navio trouxe matéria prima para descarregar no terminal Santa Clara, que atende ao Polo Petroquímico de Triunfo. Sendo que antes de navegar para cá, o “Zeugman” teve de realizar uma parada no terminal petrolífero operado pela empresa Braskem em Rio Grande. Para lá aliviar parte de sua carga. A fim de poder seguir sua viagem. Pelo que foi informado, o “Zeugman” descarregou 1.500 toneladas de condensado. Uma mistura de hidrocarbonetos. Em operação que teve início às 22:40 da noite de domingo (11/MAI).

Como podemos ver. A limitação de nosso calado é um grande empecilho ao desenvolvimento da navegação em nosso estado. E isto só será superado com investimento publico. Que tem não só de aprofundar os nossos canais artificiais, como alargá-los e sinalizá-los melhor. Sem estas três ações, a navegação não terá condições de crescer. Nem nossos portos interiores vão ter seu desempenho melhorado. Seja ele o de Porto Alegre, como o de Pelotas e os demais terminais de uso privado hoje existentes.

Lutar para que isto aconteça é essencial se quisermos ter um Rio Grande do Sul forte. E o primeiro passo a ser tomado parte da divulgação da importância da navegação entre a nossa população. Pois aquilo que não é conhecido, não é lembrado, nem valorizado. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário