domingo, 11 de maio de 2014

SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM PORTO – “Clipper Belle” traz fertilizante norte-americano para Porto Alegre.

O navio mercante panamenho “Clipper Belle” retornou na manhã de sábado (21/ABR) ao porto de Porto Alegre com um carregamento de fertilizante vindo dos Estados Unidos.



Medindo cerca de 179.97 metros de comprimento e possuindo uma largura máxima de 29,80 metros. O “Clipper Belle” chegou com 6.000 toneladas de fertilizantes, Sendo que deste total, 3.600 toneladas é de fosfato diamônico (DAP) e 2.400 toneladas é de fosfato monoamônico (MAP). O produto foi embarcado originalmente no porto norte-americano de Tampa. E o navio chegou ao nosso estado às 11:10 da manhã de domingo (13/ABR). Quando fundeou fora da barra do Rio Grande a espera de autorização para entrar e descarregar no Porto Novo de Rio Grande. Este fato só veio a ocorrer às 20:28 da noite de domingo (14/ABR), quando o navio já atracado no cais iniciou a descarga de 12.598,01 toneladas dos fertilizantes que trazia em seus porões.

O que podemos visualizar nesta operação é o quanto um porto pode ser importante para a região por ele assistida. Possibilitando o contato comercial com outras regiões do mesmo país e do mundo. Servindo para o comércio. Fonte de riqueza e bem-estar social.

Ter um porto é ter um instrumento de ligação direta entre quem produz e quem quer consumir. Valorizá-lo é trabalhar que esta possibilidade se trone uma realidade transformadora. Capaz de mudar a dinâmica de toda a região que o circunda. É por isto que valorizo tanto o Porto de Porto Alegre. Porque sei que seu potencial pode atingir de forma direta não só a região metropolitana, mas a serra e a região produtora central de nosso Estado.

Pensem nisso, e lutem comigo pela recuperação econômica do porto de Porto Alegre. Isto nos trará muitos benefícios.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário