sexta-feira, 16 de maio de 2014

Navio mercante “Santa Ursula” chega a Porto Alegre.

O navio mercante Santa Ursula, que pertence a uma das maiores empresas de navegação do mundo, a Hamburg Süd, chegou a Porto Alegre. Este fato ocorreu na manhã de sábado (03/MAI). Quando o navio de bandeira panamenha que mede 199,98 metros de comprimento e possui 32,24 metros de largura atracou às 11:30.



Construído no ano de 2012 pelo estaleiro Imabari Shipbuilding Co. Ltd, da cidade de Imabari no Japão. O “Santa Úrsula” é o navio de número 745 que este estaleiro já construiu. Possui um motor de 6 cilindros que produz 8.450 Kw de potência. Que foi fabricado pela Mitsui Engineering & Shipbuilding Co. Ltd. Fato que demonstra a capacidade industrial da qual a atividade de construção naval pode estar associada. Gerando empregos, distribuindo renda e agregando valor a economia de uma região. Algo muito maior e mais elaborado do que o nosso atual estágio de construção naval. Que ainda esta gatinhando quando fazemos a comparação com um gigante do setor. E que tem como ponto positivo, mas também negativo o fato de estar dependente de um único cliente: a Petrobras.

A grandeza do “Santa Ursula” se  visualiza não só pelo seu tamanho, que beira aos 200 metros. Seus cinco porões possui a capacidade cúbica de 77.674 m³. Seus quatro guindastes, utilizados para as operações de carga e descarga, suportam até 30 toneladas cada. Fato que dá agilidade nas operações portuárias. Sua grandeza tem de ser vista e percebida pelo seu potencia econômico para nós. Pois ao chegar a Porto Alegre o navio trouxe aproximadamente 11.500 toneladas de insumos para a indústria de fertilizantes. E isto que ele veio vazio. Por outro lado, a capacidade estática dos silos da companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA, de Porto Alegre, é de 18.750 toneladas. Ou seja, o navio poderia receber toda a carga armazenada nestes silos e ainda partiria com muito espaço disponível para carga. É esta grandeza que nós temos de passar a compreender. Pois ela representa muito em tudo. É muito emprego, muito produto, muito investimento. Mas que infelizmente nossos governantes não compreendem. Pois se realmente compreendessem. Não fariam o que vem fazendo com os nossos portos interiores. Principalmente com o de Pelotas e o de Porto Alegre.

Pensem nisso e divulguem o assunto. Nosso futuro depende disso.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário