terça-feira, 13 de maio de 2014

Para Pensar e Refletir – Navio mercante “Oceanking” chega a Porto Alegre.

O navio mercante de bandeira liberiana “Oceanking” chegou a Porto Alegre na manhã de quarta-feira (23/ABR). Avistado inicialmente às 08:48, quando se aproximava da ilha das Pedras Brancas. O navio era o terceiro da sequencia de navios que chegou na manhã fria e ensolarada de outono. Assim como o “Tamar” sua carga é composta de cloreto de potássio. Sendo que o volume transportado é um pouco menor, mas não menos expressivo de 10.850 toneladas. Sendo que o agente responsável pela importação, em ambos os casos, também é a empresa Fertimport.

 Outros dois fatos idênticos é que o “Oceanking” também realizou uma escala no porto de Vitória antes de rumar para Porto Alegre. E terá como próximo destino o porto de San Lorenzo, na Argentina.

Com relação a atracação do “Oceanking”, esta não ocorreu de imediato. E este fato se deve a inexistência de espaço para que o mesmo assim procedesse. Já que o porto ao ter sua atividade principal transferida do cais Mauá para o cais Navegantes. Isto lá no governo de Germano Rigotto. Inexplicavelmente reduziu a área disponível para operações com os navios mercantes. E hoje, embora ainda seja o maior porto fluvial do Brasil, não consegue comportar mais de três navios de grande porto simultaneamente. Fazendo com que os demais navios que aqui cheguem tenham de esperar fundeado a liberação de espaço.

Espaço este que só foi aberto coma partida, às 13 horas, do navio mercante “Clipper Belle”. Pois do contrário, estaríamos elevando o custo de operação do “Oceanking”. Que em última instância é chamado de CUSTO BRASIL. No qual se inclui o pagamento do aluguem de navios, para que os mesmos fiquem parados, pois não podem operar. Custo este pago em dólares, que tão caro nos custa conseguir. Para o leitor comum. Faço aqui uma comparação simples e eficiente. A situação é a mesma daquele trabalhador que ao pegar um taxi. Fica parado num congestionamento, vendo o taxímetro rodando. Elevando o valor a ser pago pela viagem. Sem nada poder fazer para seguir o seu destino.

É por isto que faço questão de apresentar os fatos e mostrá-los com detalhes. Pois somente assim o leitor poderá ter a perfeita compreensão das coisas. Sua importância e seus problemas.

Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário