sexta-feira, 23 de maio de 2014

Navio mercante “Marabou” atraca após forte nevoeiro.

Eram 13:15 da tarde de quarta-feira (14/MAI) quando o navio mercante “Marabou” iniciou a aproximação do Canal do Cristal, que dá acesso à área do porto de Porto Alegre. Sua chegada prevista para ocorrer no turno da manhã, foi atrasada devido ao forte nevoeiro que se formou na região. E que obrigou o navio a fundear no trecho entre o farol de Itapuã e Porto Alegre.

Medindo 196,30 metros de comprimento e possuindo 28,10 metros de largura, o “Marabou” trouxe para a capital do nosso estado 7.200 toneladas de superfosfato simples e 2.800 toneladas de cloreto de potássio. Numa viagem que iniciou no porto de Ashdod em Israel. E incluiu uma escala no porto de Paranaguá, no Paraná.

Anualmente o nevoeiro faz parte da nossa realidade. Ele reduz a visibilidade obrigando os navios a navegarem mais devagar. O risco de navegar em condições adversas é sério. Pois para um canal com 80 metros de largura, um navio de 169,99 metros de comprimento não pode errar a sua rota. Se isto ocorrer, o encalhe é uma certeza. Podendo inclusive interditar o canal de navegação. Comprometendo todo o fluxo de embarcações. Que como o leitor que acompanha o blog VCVESTEIO, é muito mais intenso do que se imagina.

São por estes motivos, canal estreito e má sinalização. Que fazem com que a navegação de navios de grande porte e com carga perigosa seja proibida, no turno da noite, em nossos canais interiores. Contrariando o discurso oficial. No qual com uma boa sinalização a navegação seria liberado. A realidade é mais ampla. Não se restringe a sinalização. E sua solução exige investimento e planejamento por parte do nosso governo. Fato que inexplicavelmente não é uma prioridade do mesmo. Pois em nosso estado, poucas pessoas pensam a navegação. E infelizmente os olhos dos nossos políticos e governantes esta voltado apenas para o setor rodoviário. Que é muito mais caro e difícil de ser mantido.

Pensar este assunto é buscar uma solução para os nossos problemas. E, quem sabe, iniciar a construção de um futuro melhor para todos nós.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário