segunda-feira, 26 de maio de 2014

Arroz embarcado por Pelotas se destina à Venezuela.

Um carregamento de 2.400 toneladas de arroz com casta do tipo “Paddy” foi embarcado em Pelotas na barcaça graneleira “Porto de São Pedro”, de propriedade da Navegação Guarita. Este fato ocorreu na quinta-feira (15/MAI). E esteve sob a iniciativa e responsabilidade da empresa Jayme Power, de Pelotas. Que possui em área próxima ao Porto de Pelotas seus silos e armazéns. E que dispõe de uma esteira aérea o seu acesso a área de cais do porto. Por onde ela pode realizar as operações de embarque e desembarque nos navios e barcaças que lá atraquem.

Este arroz embarcado na “Porto de São Pedro” tem como destino Puerto Cabello, na Venezuela. Onde deverá chegar por intermédio do navio mercante de bandeira maltesa “Globetroter”. Que atracou no Porto Novo de Rio Grande às13 horas da tarde de sexta-feira (16/MAI). Para ali ser carregado com 32.500 toneladas de arroz com casca do tipo “Paddy”.

Já a barcaça graneleira “Porto de Viamão” chegou ao Porto Novo às 16:50 da tarde de sábado (17/MAI). E iniciou sua operação de transbordo da carga às 19:45 do mesmo dia.

Do fato aqui narrado são vários os fatos positivos a serem destacados:

Em primeiro lugar chamo a atenção para o embarque de arroz por Pelotas. Fato sob-responsabilidade da empresa Jayme Power. Isto é muito bom para a economia local e atrai os olhares para o porto como um todo. Mostrando sua potencialidade econômica.

O segundo fato também esta relacionado a atividade do porto de Pelotas. Que neste caso serviu, ou cumpriu a missão de ser um porto alimentador de Rio Grande. Fato que também ocorre com os demais terminais de uso privado instalados ao longo de nossos rios interiores.

O terceiro fato esta relacionado ao produto arroz. Que é produzido em vasta área de nosso estado. E que poderia ser escoado por barcaças. Tendo como base de operação pequenos terminais de uso privado instalados ao longo da Lagoa dos Patos, Lagoa Mirim, Lago Guaíba, e demais rios navegáveis. Como já ocorreu, por muitos e muitos anos, no nosso passado.

Dar destaque a estes fatos é importante para todos nós. Pois ele nos auxilia na visualização e formação de uma opinião sobre o assunto. Que embora seja de suma importância para a nossa economia. Recebe, infelizmente, muita pouca atenção de nossos políticos.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Nenhum comentário:

Postar um comentário