quarta-feira, 22 de outubro de 2014

“Trevo Sudeste” transporta fertilizante.

A barcaça graneleira “Trevo Sudeste” realizou mais uma viagem transportando fertilizante de Rio Grande para Porto Alegre. Desta vez o produto transportado foi NPK básico. Que totalizou 2.305,955 toneladas. E que aqui chegou na sexta-feira (05/SET).

É muito importante ao leitor observar o papel da navegação interior para o nosso desenvolvimento econômico. Embora as embarcações sejam bem menores. Sua capacidade de carga é significativa. Nas barcaças mais novas ela é maior. O que revela uma tendência atual. Que acaba por reduzir custos e troná-las mais atrativas economicamente. No entanto as barcaças menores normalmente conseguem navegar, com mais tranquilidade, e mais carregadas em áreas de menor profundidade das águas. Com isto se alarga o poder de atuação da navegação interior. Isto indica que se as condições de navegação acima da área de Porto Alegre e do terminal Santa Clara fossem melhoradas. A nossa navegação interior poderia navegar por estas águas com mais tranquilidade e mais carga. Movendo a economia de forma positiva. E trazendo muitos benefícios a quem dela esteja vinculado.

Em termos de discurso político. Há planos de tornar o rio Jacuí uma hidrovia sinalizada, dragada e segura para a navegação. Mas isto existe no campo dos planos. O que nós precisamos há muito tempo é de ações neste sentido. E quanto a isto, infelizmente não há nenhum sinal positivo de que a coisa vai ser realizada. Faço com isto um comentário para que o leitor possa refletir. E formar a sua opinião sobre o assunto.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário