quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Navio mercante “Chiloe Island” parte vazio de Porto Alegre.

Partiu vazio do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, às 10:05 da manhã de sábado (20/SET) o navio mercante “Chiloe Island”. Este navio que mede 189,99 metros de comprimento e possui 32,26 metros de largura. Trouxe para a capital do estado um carregamento estimado em 8.000 toneladas de cloreto de potássio. O descarregamento foi rápido, durou menos de dois dias para ficar pronto e permitir a partida do navio. No entanto, embora nossos trabalhadores avulsos sejam comprometidos em dar o melhor de si no seu trabalho. Os mesmos não recebem de nossos governantes o devido apoio que merecem. Pois pela falta de investimento público no porto de Porto Alegre, o mesmo perdeu a maior parte das operações que conseguia realizar há alguns anos atrás. Este empobrecimento no tipo de operações e no seu volume, revela a falta de uma política séria, eficiente e comprometida não só para com estes trabalhadores. Mas, principalmente para com o setor produtivo do Rio Grande do Sul. Fato que acaba por prejudicar a toda a nossa população. Com a geração de menos empregos; a perda do poder de atrair novos investimentos; a diminuição da dinâmica de nossa economia; e com a redução na arrecadação de impostos. Fonte de receita de todo e qualquer governo. E a sua base econômica para que este possa investir em saúde, infraestrutura, educação, segurança pública e tantos outros setores com o qual ele é comprometido legal e moralmente.


A partida do navio vazio, no 20 de Setembro, é emblemática. Pois se no passado nós lutamos contra o descaso do governo federal. A luta nos dias de hoje é também contra os nossos próprios governantes na esfera estadual. Que são omissos na busca de mais recursos para os nosso portos interiores. Para a sua melhoria. Seja via investimentos diretos na qualificação do pessoal que trata deste setor. Seja na melhoria de nossa infraestrutura de acesso. Seja na devida instrumentalização da estrutura com equipamentos modernos e capazes de atender a demanda atual do setor de navegação.

Esta situação é a origem da perda de nossa capacidade de atrair empresas e investidores para o nosso estado. Pessoas que sabem reconhecer aonde há condições de investir seu capital. E que no nosso caso fica muito a dever. Pois se deixamos um instrumento fabuloso como o porto de Porto Alegre ficar a deriva, sem uma política séria, comprometida e competente com o seu bom funcionamento. É por que aqui as dificuldades são muito maiores e vão além do que eles estão vendo.

Reverter esta realidade é não só preciso, como necessário. E isto se faz com cobrança sobre os nossos políticos. Pois cabe a eles administrarem o estado em nosso nome. Pensem nisso e me ajude a buscar uma solução para esta triste realidade.

Muito Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário