terça-feira, 21 de outubro de 2014

Nevoeiro atrasa chegada do navio mercante “Fareast Sunny”.

O nevoeiro que se formou na manhã de segunda-feira (01/SET) mais uma vez atrasou a chegada de um navio mercante ao porto de Porto Alegre. Desta vez o fato ocorreu com o navio mercante “Fareast Sunny” de bandeira chinesa de Hong Kong. Que com 180 metros de comprimento e 30 metros de largura teve de esperar a dissipação do nevoeiro para poder navegar com segurança pelas águas do Guaíba.

A chegada do navio a Porto Alegre ocorreu por volta das 12:24 quando o mesmo foi fotografado já no interior do canal do Cristal. E sua atracação junto ao cais Navegantes se materializou às 13:15.

Carregado com cerca de 10.700 toneladas de fertilizante. Sendo que 6.000 toneladas são de superfosfato simples e 4.700 toneladas são de superfosfato triplo. O produto é originário do porto israelense de Ashdod. De onde o navio havia partido na quinta-feira (17/JUL) em viagem rumo ao Brasil. Sendo que em nossa costa o “Fareast Sunny” realizou escalas nos portos de São Francisco do Sul – SC, e de Rio Grande. Em Rio Grande ele atracou no Porto Novo, na quinta-feira (28/AGO) para descarregar 9.500 toneladas de TOP-Phos P CAS. E agora ao chegar a capital do estado encerra sua missão de trazer para o Brasil um carregamento de fertilizante.

Mas o que quero chamar a atenção neste momento. É para a importância de investirmos na qualificação de nossa hidrovia. Pois isto representa dar-lhe mais segurança em um primeiro momento. E na sequencia reduzirmos o tão mal falado custo Brasil. Já que cada vez que um navio não pode navegar e tem de ficar fundeado. Isto aumenta o tempo de aluguel do mesmo. Tempo este que acaba por encarecer o custo final do produto por ele transportado.  E no nosso caso, é fundamental a melhora das condições de nossa hidrovia interior. Um projeto idealizado no início do século 20. Quando a República ainda estava se afirmando no campo político. E que não foi modernizado desde então. Como se os navios e as demandas comerciais não exigissem novas melhorias.

É por este motivo que eu faço questão de apresentar a nossa realidade para o leitor. Para que ele possa pensar e refletir sobre este assunto. Que, embora pareça estar distante. Faz parte de nossa vida. Mesmo que nos não a percebamos de forma tão clara.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vaconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário