terça-feira, 28 de outubro de 2014

Navio mercante “Gdynia” chega da Rússia.

Chegou a Porto Alegre por volta das 09:24 da manhã de sábado (13/SET) o navio mercante “Gdynia”. Com 189,99 metros de comprimento e 28,50 metros de largura. O “Gdynia” esta registrado junto ao porto de Nassau e ostenta a bandeira das Bahamas. O navio foi construído no ano de 2012, pelo estaleiro chinês Xingang Shipbuilding heavy Industry, da cidade de Tianjin. E pertence a empresa Polsteam, cuja sede se localiza na cidade de Szczecin.

A atual viagem do “Gdynia” teve início no porto de St. Petersburgo, na Rússia. Onde o navio esteve sendo carregado entre os dias 31/JUL e 02/AGO. na sequencia ele rumou para o porto de Santos. Sendo que lá atracou na quarta-feira (27/AGO) e partiu no domingo (31/AGO). O próximo porto a fazer escala foi o de Rio Grande. Com sua chegada tendo ocorrido na terça-feira (09/SET) e a partida, rumo a Porto Alegre, em 12/SET, sexta-feira.

Aqui em Porto Alegre o navio atracou no cais Navegantes às 10:35. Para descarregar aproximadamente 8.000 toneladas de cloreto de potássio. Encerando desta forma a viagem que se iniciou na Rússia. E possibilitando que o navio se prepare para a próxima viagem, Onde será novamente carregado.

O importante de ser observado neste texto. É a facilidade com que um produto oriundo do outro lado do mundo chegou até a nossa terra. E que aqui chegou, porque nos temos um porto comercial. E os portos reduzem as distâncias. Permitindo a troca de mercadorias, com geração de renda, emprego e bem-estar econômico e social. Pensem nisso e me ajudem a recuperar o prestígio que o nosso porto já teve. E que nas últimas décadas foi perdida pela falta de uma política para o setor portuário e da navegação.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário