terça-feira, 28 de outubro de 2014

“Gaschem Baltic” vem a Triunfo para ser carregado.

O navio-tanque “Gaschem Baltic” chegou a região metropolitana de Porto Alegre na manhã de terça-feira (16/SET). Seu objetivo é ser carregado no terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo. Para onde o navio rumou no início da tarde. Após ter fundeado em frente ao cais Mauá, do Porto de Porto Alegre para receber a vistoria dos órgãos federais. A princípio o navio seguiria sua viagem no próprio turno da manhã. No entanto um pequeno imprevisto atrasou sua partida e a viagem foi transferida para o turno da tarde. Á que o próprio vão móvel da ponte do Guaíba, não é içado durante o horário do meio dia. Para não atrapalhar o transito de veículos.

 Esta não é a primeira vez que o navio-tanque “Gaschem Baltic” vem a Triunfo. Segundo consta, ele aqui esteve no mínimo duas vezes durante o ano de 2013.  Com 129 metros de comprimento e 17,80 metros de largura máxima. Ele é um dos maiores navios que opera no terminal Santa Clara. Fato que exige sempre muita atenção durante a manobra de giro da embarcação. Quando de sua preparação para a partida.

A atual viagem se iniciou no porto norte-americano de Arthur, no dia 24/AGO. Depois ocorreu uma escala junto ao porto de Aratu, na cidade de Salvador. Que ocorreu entre a segunda-feira (08/SET) e a terça-feira (09/SET). Sendo que agora o navio chegou ao nosso estado para ser carregado em Triunfo.

Construído no ano de 2004, pelo estaleiro Santierul Naval SERVENAV, da cidade romena de Servine. O “Gaschem Baltic” possui uma capacidade total de carga de 8.424,08 metros cúbicos. Que esta distribuído em três tanques internos e um menor colocado sobre o peso do convés principal. A capacidades dos tanques são, respectivamente de:  2.379,52 m³, 3.023.92 m³, 3.020,64 m³ e 99,52 m³. Que podem ser aproveitados no nível de 98% de sua capacidade. Por motivo de segurança, já que a carga sempre possuiu uma característica de ser expansiva conforme a temperatura aumenta. Registrado junto ao porto da cidade de Monrovia, o navio ostenta a bandeira da Libéria. E seu proprietário é a empresa alemã Gaschem Service GmbH & CO.KG, com sede na cidade de Hamburgo.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário