quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Navio-tanque “Zeugman” chega para ser carregado.

Assim como no dia anterior, chovia forte às 08:58 da manhã de sexta-feira (12/SET), quando o navio-tanque “Zeugman” chegou a Porto Alegre. Com visibilidade baixa, mal se enxergava o navio. Que recebeu o apoio de um rebocador ao se aproximar do cais Mauá. Antes de poder seguir sua viagem até o terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo.

Com 109 metros de comprimento e largura máxima de 16 metros. O “Zeugman” é um navio de bandeira turca. Registrado junto ao porto da cidade de Istambul. E esta fretado a empresa Braskem para realizar viagens entre as suas áreas de interesse. No qual o navio leva parte da produção petroquímica da Braskem. E também pode trazer matéria prima para a mesma, quando isto for conveniente. Normalmente o navio realiza viagens entre Triunfo e Rio Grande. Ocasião quando realiza o escoamento da produção do Polo Petroquímico de Triunfo. E possibilita o armazenamento destes produtos em área da Braskem neste porto. Para que os mesmos possam posteriormente serem reembarcados em navios maiores. Ou, quando é o caso. Transfere diretamente os produtos de seus tanques para os do outro navio. Sempre atracado no referido terminal. Por motivos claros da infraestrutura ali existente e da segurança.

É assim, com viagens constantes, mas em sair muito da região aonde opera. Que o “Zeugman” faz parte de nossa história econômica. Contribuindo para o nosso desenvolvimento. E ao mesmo tempo mostrando o valor e a importância da navegação para um país. Navegação esta que em nosso caso é pequena, diante das nossas necessidades. E que deverá ser tema de uma reflexão mais apurada muito em breve.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário