terça-feira, 14 de outubro de 2014

“BBC Scandinavia” chega para carregar tores eólicas em Porto Alegre.

Eram 09:46 da manhã de quarta-feira (20/AGO) quando o navio mercante “BBC Scandinavia” estava chegando a Porto Alegre. O dia que se iniciava com céu nublado e feio estava bem melhor do que o anterior. Que devido ao forte nevoeiro, impediu a chegada do navio a Porto Alegre. Atrasando, desta forma, em um dia toda a operação planejada de carregamento do navio.




No entanto, no período da tarde a situação climática mudou. E o Sol apareceu dando outro aspecto aquele dia que havia se iniciado de forma tão sombria. Neste primeiro momento o trabalho executado no “BBC Scandinavia” foi basicamente de preparação do navio para seu carregamento. Isto incluiu o remanejamento dos contêineres que ele possuía sobre seu convés. E sua devida acomodação no interior de seu porão. Bem como a remoção dos pisos que dividem os porões em dois andares. Do lado externo foi fixado a estrutura que o auxilia em sua estabilização. Garantindo desta forma que a operação de içamento das peças terá maior segurança para o produto e para a embarcação e seus tripulantes

A vinda do “BBC Scandinavia” a Porto Alegre deve-se a necessidade de se transportar 05 (cinco) torres eólicas de Canoas para a cidade de Natal (RN). As torres são compostas de 03 (três) peças cada. E estão devidamente instaladas sobre berços feitos especificamente para o seu transporte. Isto além de protegê-los, permite uma manipulação mais fácil das peças. Que, mesmo sendo grandes e pesadas, são sensíveis ao choque.

Cabe ainda ressaltar que toda a operação é de responsabilidade da Agência Marítima Orion, em parceria com a empresa BBC Chartering, que possui um representante em Porto Alegre. Já as torres eólicas foram produzidas pela filial gaúcha de multinacional ALSTOM. Cuja unidade fabril se localiza no município de Canoas, quase divisa com o de Esteio. E que tradicionalmente embarca transformadores por Porto Alegre.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário