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Nos dias de hoje esta situação não é mais tão abordada por este aspecto. E isto se deve ao fato de, a partir do Plano Real, a estabilidade econômica ter criado uma nova realidade. Muito mais clara e tranquila. E menos marcada pelos sucessivos planos econômicos tão comuns até então.
Mas mesmo sob o efeito de tudo o que é bom, que esta estabilidade econômica nos trouxe. Nós ainda somos um país extremamente dependente. E isto se deve porque nós não fizemos o nosso tema de casa. A marinha mercante brasileira é nos dias de hoje muito pequena. E isto nos obriga a contratarmos o serviço de empresas estrangeiras. Pagando em dólar por um serviço que poderíamos fazer, nós mesmos. Levando a nossa produção para os nossos clientes e trazendo de lá, o que necessitamos para continuar a produzir. Mas isto não ocorre. E não há sinal de que esta situação vá mudar. E isto se deve a falta de uma política nacional que estimule e ao mesmo tempo proteja o setor de transporte naval brasileiro.
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Por outro lado todo o processo de ressurgimento da construção naval esta voltado a um único e exclusivo cliente: a PETROBRAS. E quando este cliente, que esta sendo muito mal administrado pelo atual governo deixar de ser cliente. Como é que o setor da construção naval vai conseguir se manter?
A falta de uma política para o setor do transporte naval. Seja ele o da navegação interior como o da navegação de longo curso é uma falha inexplicável para o nosso país. Pois todos nós sabemos que o Brasil é um país produtor agrícola. E para transportar esta produção nós precisamos de muitos navios. E como nós não os temos, estamos sempre sujeitos a dependência externa. Que cobra um preço muito caro. Sem nada dar em troca para nós. Já que seus navios são construídos no exterior. Gerando emprego lá fora. Por outro lado, por serem empresas com sede em outros países, não pagam impostos aqui. Não possuem funcionários aqui. E o rico dinheiro que o trabalhador brasileiro dá duro para conseguir. Se vai para o exterior de mão beijada.
Ter uma política voltada para o incentivo a construção naval é bom. Ter uma política que incentive as empresas de navegação nacional é muito bom. Ter uma política de proteja as nossas empresas de transporte naval é o ideal para que elas possam se fortalecer. E com o tempo superar toda a dificuldade imposta pelas grandes empresas do setor que operam no mundo. Pois sem este apoio e esta proteção, elas nunca vão prosperar. Nem o Brasil conseguirá ser independente.
Pensem nisso!
Vanderlan Vasconselos
Fotos: Carlos Oliveira
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