quarta-feira, 29 de outubro de 2014

“Norgas Pan” retorna para ser carregado em Triunfo.

Chegou a Porto Alegre na manhã de quarta-feira (17/SET) o navio-tanque “Norgas Pan”. Este fato ocorreu por volta das 09 horas quando o navio fundeou em frente ao cais Mauá, para ser vistoriado pelos órgão de inspeção federal. Na sequencia o “Norgas Pan” levantou âncora e navegou rumo ao terminal Santa Clara, de propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo. Aonde veio a atracar no píer 1 ainda no turno da manhã.

O “Norgas Pan” possui bandeira de Cingapura. E presta serviço de transporte à empresa Braskem. Com 109,43 metros de comprimento e 21 metros de largura. Ele representa um segmento muito importante da navegação internacional. Que não se caracteriza por ser de grandes navios. Mas que pelo comprimento possui uma boa capacidade de carga. E por isto atende a uma fatia do mercado que necessita de um volume menor de produto. Saber dimensionar o tamanho do navio é muito importante. Pois se ele é pequeno pode se tornar inviável comercialmente. Se for muito grande, acaba tendo reduzida a possibilidade de emprego. Ou ter de navegar com carregamento parcial. O que é antieconômico, pois seu custo operacional será muito próximo dele cheio ou dele meia carga.

O que eu quero mostrar ao tocar neste assunto. É que o sucesso da navegação depende de um bom estudo do mercado. De se conhecer as suas características, as suas possibilidades, e as tendências futuras. Quem domina este conhecimento vai sempre levar vantagem na hora do trabalho. Já para nós, ESTUDAR e CONHECER a nossa realidade é importante para que possamos tirar o melhor proveito de nossa hidrovia e dos nossos portos interiores. Sem estudo, trabalho e dedicação nós não vamos a lugar algum. E é pensando nisso que nós devemos nos preparar. Para que os erros e as falhas de nosso passado não se repitam. E nós possamos fazer com que o nosso futuro seja melhor desde já.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário