quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Navio mercante “Gdynia” parte vazio de Porto Alegre.

Partiu vazio do porto de Porto Alegre às 07:50 da manhã de quinta-feira (18/SET) o navio mercante “Gdynia”. É triste escrever sobre este fato. Pois ele nos lembra o quanto o porto de Porto Alegre regrediu ao longo do tempo. Deixando de ser um porto dinâmico tanto no recebimento como no embarque de cargas. As mais diversas que ele podia movimentar. E que por este motivo gerava e distribuía riqueza. Já que empregava milhares de trabalhadores. Que com o fruto de seu trabalho recebiam o dinheiro que fazia movimentar parte da economia local. Por outro lado as empresas que utilizavam o porto para enviar ou receber produtos ou mercadorias. Também lucravam com esta atividade. Não só pela atividade exercita.


Com a perda progressiva do volume de carga movimentada pelo porto. As vagas de trabalho também foram sendo reduzidas. As empresas deixaram de operar. E que perdeu com tudo isto foi a economia gaúcha. Que ficou menos dinâmica. Consequentemente gerou menos riqueza e pagou menos impostos. Como o governo arrecadou menos, também investe menos. E isto cria um círculo vicioso. Numa espiral decrescente que nada agrega de bom para a sociedade.

É esta situação que nos devemos mudar. E isto se faz com a modernização de nossos portos interiores. Para que a dinâmica das regiões por eles influenciadas possam ser aceleradas. Revertendo o marasmo criado no passado. E dando condições para que o nosso futuro seja melhor e mais promissor. É por esta causa que eu luto. E é por isto que eu faço questão de divulgar a importância dos portos e da navegação como meio de fomento de nossa economia. Pensem nisso e me ajudem a divulgar esta ideia. Vamos juntos construir um futuro melhor!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário