terça-feira, 14 de outubro de 2014

Forte nevoeiro atrasa partida do “Clipper Talent”.

O forte nevoeiro que se formou mais uma vez sobre o lago Guaíba atrasou o movimento de entrada e saída de navios de Porto Alegre. Desta vez foi com o navio “Clipper Talent” que só iniciou sua desatracação do cais Navegantes, às 12:15 da tarde de terça-feira (19/AGO).

Como se não bastasse o fato do navio partir vazio, sem nada levar de nosso porto. O mesmo teve de esperar o nevoeiro se dissipar para poder navegar rumo a Rio Grande e de lá para alto-mar. Os canais estreito e de trajeto sinuoso, associado a sinalização com pontos a desejar. São sempre fatores de insegurança para quem possui a responsabilidade de levar um navio de grande porte de forma segura. E mesmo que o serviço de praticagem conheça muito bem a área. Não existe armador de navio mercante que queira arriscar seu navio em uma empreitada deste tipo. Arriscando a um encalhe fato que só acarretará custos financeiros no seu desencalhe, e muita burocracia com inquérito que ele deve gerar.

O triste é que esta é a nossa realidade. E dela nós não vemos nenhum indicativo de mudança. Já que quem é o responsável pelo setor esta feliz com o seu trabalho. E quando questionado sempre vê a situação com muito boa. Por outro lado, o Governo do Estado além de não possuir uma política séria e comprometida com a atividade portuária e de navegação. Acredita fielmente no que lhe é dito, porque isto lhe convém ouvir.

É por este motivo que o nosso estado esta parado no tempo. Não cresce economicamente. É ultrapassado cada vez mais pelos demais entes da federação. Que com planejamento de médio e longo prazo estão se qualificando para os novos desafios econômicos. E com isto se tornam mais atrativos aos investimentos que sempre buscam um local dinâmico para se instalar e ali fixar suas raízes.

Pensem nisso, pois isto também diz respeito a nossa vida.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário