quinta-feira, 26 de junho de 2014

“Trevo Norte” transporta cavacos de madeira.

A barcaça graneleira “Trevo Norte” concluiu mais uma viagem entre o rio Taquari e Rio Grande. Este fato ocorreu ás 12:45 da tarde de sábado (07/JUN) quando ela atracou no Terminal Marítimo Luiz Fogliatto, localizado na área do Super Porto de Rio Grande.

Sua viagem começou no terminal de uso privado (TUP da empresa MITA. Que se localiza as margens do rio Taquari. Aonde ele recebeu em seus porões cerca de 1.700 toneladas de cavacos de madeira. Produto este que deverá ficar armazenado em Rio Grande até o momento de ser embarcado em um navio de maior porte. Que o levará para o exterior.

O cavaco de madeira caracteriza-se por ser muito mais volumoso do que pesado. E seu transporte é naturalmente feito por embarcações. Onde há a possibilidade de se obter um ganho na economia do frete associado ao grande volume transportado. A isto se agrega o benefício de não se ter nenhuma perda durante o percurso. Fato tão comum de ocorrer n transporte rodoviário, Cujo fechamento do compartimento de carga nunca é 100% perfeito. Possibilitando a perda de parte do produto ao longo do trajeto.

Por outro lado aqui é possível de se ver o quando o agricultor que planta floresta esta interligado diretamente a navegação. Já que o fruto de sua produção, após beneficiado pela indústria é transportado pelas embarcações. Muitas vezes esta ligação é difícil de ser percebida pelas pessoas. Fato extremamente natural, já que no dia-a-dia os navios e as embarcações são raras de serem vistas. Principalmente no interior de nosso estado. É por este motivo que eu venho insistentemente divulgando a navegação. Pois tenho a esperança que no futuro esta situação mude. E todos nós passemos a ter a navegação presente em nosso imaginário coletivo.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário