sexta-feira, 27 de junho de 2014

Marinha do Brasil realiza cerimônia alusiva a Batalha Naval do Riachuelo.

Foi realizada na manhã de terça-feira (10/JUN) nas dependências da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, a cerimônia alusiva ao 149º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

A cerimônia teve início às 11 horas e contou com a leitura da ordem do dia. No qual se exalta não só sua importância histórica para o Brasil; mas também se faz menção ao trabalho atualmente desenvolvido. Que visa garantir os meios para que a nossa força naval possa cumprir sua missão no mar. Principalmente a de defesa das nossas áreas petrolíferas. Patrimônio nacional de imensurável valor estratégico e econômico.

No segundo momento da cerimônia foram concedidas medalhas por tempo de serviço e dias de mar a oficiais e praças. Bem como dada as novas divisas aos recém-promovidos, tanto marinheiros como fuzileiros navais.

Pelo fato da data estar próxima do início da Copa do Mundo de Futebol. E pela Marinha do Brasil estar com diversos meios presentes na capital de nosso estado. A cerimônia contou com a presença de representantes da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul – CPRS; do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul - GptPatNavS, do qual a corveta “Imperial Marinheiro” e o Rebocador de Alto-Mar “Tritão” fazem parte; do Serviço de Sinalização Náutica do Sul, do qual o navio-balizador “Comandante Varella” e a lancha-balizadora “Rigel” são subordinadas;  e do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande – GptFNRG.

No âmbito da sociedade civil, marcaram presença os membros da Sociedade Amigos da Marinha – SOAMAR; da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG-RS, e da Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais – AVCFN.

Após o encerramento da cerimônia, houve um almoço onde a integração foi a marca do evento. Pois possibilitou a troca de ideias e de conhecimento entre civis e militares. Com ênfase na defesa da segurança da navegação e da sua importância para o bem-estar econômico e social. Pois a navegação continua a ser a melhor e mais eficiente forma de se fazer o comércio internacional. E dela nós não podemos abrir mão, se quisermos ser um país independente e forte.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário