sexta-feira, 27 de junho de 2014

Rebocador de Alto-Mar “Tritão” chega para Copa do Mundo.

Eram 17:54 da noite de segunda-feira (09/JUN) quando o Rebocador de Alto-Mar “Tritão” da Marinha do Brasil, chegou a Porto Alegre. O navio que foi último a chegar na capital do nosso estado, vai compor o efetivo destacado pelo Comando do 5º Distrito Naval, para atuar na área do estádio Beira Rio durante os dias de Copa do Mundo.

Construído pelo Estaleiros da Amazônia S.A. – ESTANAVE, de Manaus para atender uma demanda de embarcações de apoio  marítimo para a PETROBRAS. Seu projeto foi de responsabilidade do Escritório Técnico de Assessoria Industrial Ltda. – ESTAI., do Rio de Janeiro. No entanto, uma mudança na política da empresa resultou no cancelamento da encomenda. Da qual havia três (03) cacos prontos a espera do acabamento. Estes cascos foram oferecidos à Marinha do Brasil que os comprou, convertendo-os em rebocadores de alto-mar. E substituindo os antigos rebocadores de origem norte-americanas da classe Sotoyomo.

Incorporado em 19 de fevereiro de 1987, o “Tritão” possui 55,4 metros de comprimento e 11,6 metros de largura. Sua popa com um grande espaço livre é um excelente instrumento de apoio às missões aqui desenvolvidas. Principalmente pelas embarcações de menor porte (lanchas e botes infláveis) que estarão patrulhando as águas do Guaíba.

NOTA: Partes das informações aqui vinculadas foram colhidas da obra “A construção Naval militar Brasileira no Século XX”, de autoria do engenheiro naval Eduardo Gomes Câmara, publicado no ano de 2011. Do qual recomendo a leitura por ser um trabalho de referência na área.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário