quinta-feira, 26 de junho de 2014

Barcaça graneleira “Germano Becker” é carregada com fertilizantes.

A barcaça graneleira “Germano Becker”, de propriedade da Navegação Aliança, foi carregada com fertilizantes em Rio Grande. Esta operação ocorreu junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil Fertilizantes, que fica na área do Super Porto. Aonde a barcaça atracou às 12:40 de sábado (07/JUN). Visando ser carregada com 4.500 toneladas. Que pelo volume deverá ser descarregado junto ao TUP que a YARA possui no município de Canoas. Junto a ponte da Rodovia do Parque, que passa sobre o rio Gravataí.

A outra unidade da empresa Yara Brasil Fertilizantes, localizada no mesmo rio, só que no município de Porto Alegre, encostado a ponte da BR-116 possui limitação de calado. Devido ao assoreamento do rio Gravataí, que se encontra num lentíssimo processo de dragagem realizado pelo Estado, e sob-responsabilidade da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH.

Esta lentidão, diga-se de passagem, é o principal foco das reclamações do empresariado local. Pois com o assoreamento do rio Gravataí, as barcaças não podem ser carregadas no seu limite máximo. Tendo de partir com menos carga. Fato que encarece o transporte. Gerando prejuízo econômico não só para os empresários, como também para o Estado. Pois isto reduz o dinheiro disponível para novos investimentos, além de elevar o consumo de combustível gasto pelos navios. Fato que gera mais gases na atmosfera e em nada contribui para a economia deste bem tão precioso.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário