sexta-feira, 27 de junho de 2014

MOVIMENTO DE FERTILIZANTES AUMENTA

“Trevo Nordeste” é carregada com fertilizante.

A barcaça graneleira “Trevo Nordeste” de propriedade da Navegação Aliança atracou às 23 horas da noite de domingo, no terminal de uso privado (TUP) da empresa Yara Brasil Fertilizantes em Rio Grande. Seu objetivo era o de ser carregada com cerca de 2.800 toneladas de fertilizantes. Que terá como destino a unidade industrial da Yara na região metropolitana de Porto Alegre.

O que temos observado nos últimos dias é um aumento no embarque de fertilizantes junto as nossas barcaças graneleiras. E todas elas estão trazendo para a região metropolitana este produto. Que é um local privilegiado como centro de distribuição, se comparado a Rio Grande. Outro fato que nós conseguimos visualizar é o aumento da capacidade de armazenamento na região metropolitana. Principalmente pela conclusão das obras nos antigos armazéns que as empresas possuíam as margens do rio Gravataí. Que por motivo de obras não estavam recebendo carga. E agora, ao serem entregues, recupera a capacidade de armazenamento e possibilita o aumento do fluxo de fertilizantes para cá. No sentido oposto nós tivemos a perda de área disponível para este fim por parte do porto de Porto Alegre. Que ao entregar seus armazéns do cais Mauá, reduziu sua capacidade de armazenamento. Exigindo uma operação de emprego de silos infláveis. Que amenizam em parte o problema da indústria, mas não é a melhor solução para o problema. Pois esta resposta exige o aluguel dos ditos silos. Ao qual se soma o aluguel do espaço utilizado junto ao porto.

É por este motivo que o movimento tem fertilizante tem aumentado nos últimos tempos. Compreender este processo facilita na definição de uma política para o setor. No entanto ela é mais complexa. Pois infelizmente o porto de Porto Alegre esta sendo entregue sistematicamente para a iniciativa privada. Ali fazer outras coisas que não necessariamente movimentar carga. E isto é prejudicial para a nossa economia. Principalmente a longo prazo. Pois não fortalece a navegação nem o movimento de carga.

Pensem nisso, pois isto diz respeito a todos nós.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário