domingo, 22 de junho de 2014

O choque de gestão de Eduardo Campos.

Na fala que o nosso pré-candidato a presidente da república Eduardo Campos fez, aos que se encontravam no CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha. Uma ideia foi apresentada com ênfase a todos os presentes. A de que o Brasil necessita ter um choque de gestão.

Não é possível que o governo federal continue a atuar de forma tão desleixada e sem comprometimento para com o cidadão. A eficiência no serviço público é uma necessidade urgente. E isto só se consegue com uma boa gestão da coisa pública.

Ao escutar estas palavras foi-me impossível negar sua veracidade. Principalmente quando nós vemos os noticiários dando conta de que as obras públicas não andam. Que milhões e mais milhões são desviados todos os investimentos federais. E que nada ou muito pouco é feito para corrigir esta forma de gestão das obras e dos interesses públicos.

É inegável que isto se repete nas outras esferas do poder público. E eu tive a prova disso no curto espaço de tempo em que estive a frente da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH.  Lá, em 12 meses consegui operar um pequeno milagre. Dobrando a arrecadação da autarquia, sem que o valor do serviço fosse elevado, e tendo com base o mesmo volume de movimentação do porto. Tudo isto apenas corrigindo práticas equivocadas e lesivas aos interesses e cofres públicos. Tamanha eficiência resultou não só na minha exoneração, como na do diretor de Portos, engenheiro de carreira do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem – DAER, Silvio David; e do Assessor Superior Carlos Oliveira.  Que foi o braço direito meu e do Silvio na coleta de informações para que pudéssemos identificar e avaliar as inconsistências existentes.

E o que deixa o bom gestor preocupado. É que posteriormente a minha exoneração o movimento se ampliou, e a arrecadação reduziu. Demonstrando que alguma coisa esta errada no trato da coisa pública. Felizmente para mim, os erros constatados foram denunciados ao Ministério Público Federal – MPF, ao Tribunal de Contas do Estado – TCE-RS e em alguns casos à Polícia Federal. E estas denúncias estão andando e gerando frutos. Que com o tempo e no seu devido tempo haverão de serem tornadas públicas.

Desta forma ao escutar as palavras de Eduardo Campos pude ver o quanto a minha trajetória pública esta de acordo com o seu discurso. Pude constatar que o trabalho por mim realizado até hoje, é não só válido, como serve de exemplo a ser seguido. E vi que nós comungamos das mesmas ideias, das mesmas esperanças. Que quando materializadas certamente vão contribuir para o bem-estar econômico e social de todos os brasileiros.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário