domingo, 22 de junho de 2014

Navio-Balizador “Comandante Varella” chega para atuar na segurança da COPA.

O navio-balizador “Comandante Varella” da Marinha do Brasil e subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do sul chegou a Porto Alegre no início da tarde de quina-feira (05/JUN). Vindo de Rio Grande o navio deverá atuar no controle das embarcações que estiverem próximas ao Estádio Beira rio, não só nos dias de futebol em Porto Alegre como nos demais em que ocorrerem as festas no espaço da “Fan Fest” na área do anfiteatro Por do Sol, as margens do Guaíba.

Para quem não conhece, o navio-balizador “Comandante Varella” faz parte de uma classe de três (03) navios, cujo projeto coube a empresa carioca PLANAVE. O primeiro destes navios foi construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro – AMRJ. Sendo os demais construídos pelo Estaleiro São João, em Manaus. O “Comandante Varella” foi o primeiro a ser construído e sua incorporação à Diretoria de Hidrografia e navegação – DHN, da Marinha do Brasil, ocorreu em 20/MAI/1982.

Durante todo o ano, sua principal missão é auxiliar na manutenção do balizamento e na conservação dos faróis da região Sul do Brasil. Principalmente aqueles localizados em áreas remotas como as ilhas oceânicas, onde o acesso só se dá por mar. Finalmente, por atuar na área de hidrografia, seu casco é pintado na cor é branca e sua chaminé na cor laranja. Seguindo desta forma o padrão de identificação internacional dos navios que atuam nesta área. O mesmo também não possui nenhum tipo de armamento ostensivo. Diferentemente dos demais navios da Marinha de Guerra.

NOTA: Partes das informações aqui vinculadas foram colhidas da obra “A construção Naval militar Brasileira no Século XX”, de autoria do engenheiro naval Eduardo Gomes Câmara, publicado no ano de 2011. Do qual recomendo a leitura por ser um trabalho de referência na área.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário