
Para quem não conhece, o navio-balizador “Comandante Varella” faz parte de uma classe de três (03) navios, cujo projeto coube a empresa carioca PLANAVE. O primeiro destes navios foi construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro – AMRJ. Sendo os demais construídos pelo Estaleiro São João, em Manaus. O “Comandante Varella” foi o primeiro a ser construído e sua incorporação à Diretoria de Hidrografia e navegação – DHN, da Marinha do Brasil, ocorreu em 20/MAI/1982.
Durante todo o ano, sua principal missão é auxiliar na manutenção do balizamento e na conservação dos faróis da região Sul do Brasil. Principalmente aqueles localizados em áreas remotas como as ilhas oceânicas, onde o acesso só se dá por mar. Finalmente, por atuar na área de hidrografia, seu casco é pintado na cor é branca e sua chaminé na cor laranja. Seguindo desta forma o padrão de identificação internacional dos navios que atuam nesta área. O mesmo também não possui nenhum tipo de armamento ostensivo. Diferentemente dos demais navios da Marinha de Guerra.
NOTA: Partes das informações aqui vinculadas foram colhidas da obra “A construção Naval militar Brasileira no Século XX”, de autoria do engenheiro naval Eduardo Gomes Câmara, publicado no ano de 2011. Do qual recomendo a leitura por ser um trabalho de referência na área.
Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário