sexta-feira, 20 de junho de 2014

EXCLUSIVO – “Germano Becker” transporta bagaços para Rio Grande.

A barcaça graneleira “Germano Becker” de propriedade da Navegação Aliança realizou mais uma viagem de Canoas para Rio Grande. Nesta viagem ela transportou 4.500 toneladas de bagaços e outros resíduos sólidos provenientes do esmagamento de grãos. Produto este produzido pela empresa Bianchini, e embarcado pelo seu terminal de uso privado (TUP) localizado as margens do rio dos Sinos.


MAIS UMA VIAGEM

A viagem da barcaça Germano Becker” tinha tudo para ser mais uma viagem de rotina. A embarcação partiu na sexta-feira (30/MAI) do TUP da Bianchini de Canoas. Navegou pelo rio dos Sinos em direção ao rio Jacuí. De lá tomou a direção do vão móvel da ponte do Guaíba, e posteriormente passou pela frente dos cais Navegantes e Mauá. Na altura da usina do Gasômetro fez uma curva a esquerda e rumou para o Canal do Cristal.

PROBLEMAS NO LEME

Por volta das 11:28 a embarcação navegava a 5,1 nós de velocidade e iniciava a nova curva à direita, logo após sair do canal do Cristal. No entanto um forte barulho se fez ouvir. E em poucos minutos a velocidade é reduzida bruscamente. No minuto seguinte ela esta a 3,8 nós. Dois minutos depois ela é de 1,4 nós e a embarcação dá uma forte guinada a direita, afastando-se da margem do rio. Que neste ponto apresenta uma séria ameaça a qualquer embarcação. Já que ela possui muitas pedras submersas. Às 11:34 a velocidade é de apenas 0,6 nós, e a embarcação esta quase parando bem no meio da rota normalmente utilizada pelos navios. Às 11:37 a embarcação acelera e inicia uma nova mudança de rumo. Desta vez ela gira à esquerda e ruma a 0,7 nós na direção da terra. Buscando com isto aproximasse da margem. A velocidade que havia sido recuperada chega a 0,8 nós às 11:40. Para então começar a reduzir até 0,2 nós ás 11:50 da manhã. Quando ela finalmente consegue girar novamente a esquerda. Afastando-se da margem do rio e finalmente parando com sua proa voltada para a cidade de Porto Alegre, de onde acabara de vir.

A BUSCA PELA SOLUÇÃO

Com a largada da âncora, a barcaça finalmente parou em um local seguro, mas muito próximo do caminho utilizado pelas demais embarcações. Esta posição delicada, não era apropriada para ali se ficar. Principalmente pela expectativa da partida do navio mercante “Siirt”. Que medindo 199,99 metros de comprimento e possuindo 32,26 metros de largura, precisava de espaço para fazer a curva neste ponto do Guaíba. Sua partida estava prevista para ocorrer à 01 hora da tarde. E era preciso buscar uma solução para o problema com urgência.

A solução foi solicitar o apoio do barco “Turistinha”. Que transportou até a barcaça “Germano Becker” uma máquina de solda. E lá a tripulação pôs mão à obra, e começou a trabalhar. O trabalho rendeu e ás 13:42 o barco “Turistinha” já se afastava da barcaça “Germano Becker”. Que com seus motores ligados buscava se posicionar para poder reiniciar sua viagem. A âncora foi levantada e o sinal de fundeio foi arriado do mastro de proa da embarcação. E lentamente a velocidade foi retomada. De maneira progressiva e constante. Para alívio geral da tripulação.

CHEGADA EM RIO GRANDE

O resto da viagem correu sem mais novidades. A chegada da barcaça graneleira “Germano Becker” a região de Rio Grande ocorreu no final da manhã de sábado (31/MAI). Aonde ela teve de fundear a espera da liberação de espaço no TUP da empresa Bianchini, para a descarga de sua carga. Fato este que só veio a ocorrer às 11:30 da manhã de domingo (01/JUN). E comprovando o quanto a navegação é preparada para saber contornar os problemas que podem atingi-la. Este preparo faz parte da própria formação dos seus tripulantes. Que desde o início sabem que a segurança da embarcação é fundamental para a segurança de seus tripulantes. E que por este motivo são formados nos cursos regulamentados pela Marinha do Brasil, de forma a aprenderem a resolver todos os possíveis problemas que uma embarcação possa sofrer. É este treinamento que lhes capacita a resolverem os problemas. E é isto que diferencia a navegação de outros modais existentes. E que resulta no seu alto nível de segurança e eficiência.

Fotos: Carlos Oliveira

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