segunda-feira, 31 de março de 2014

UM PASSO ATRÁS NA POLÍTICA DO RS - Navio mercante “Anthia” parte vazio de Porto Alegre.

Partiu do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, às13:50 da tarde de terça-feira (25/MAR) o navio mercante maltês, “Anthia”. Como todos os demais navios graneleiros que aqui aporta ele partiu vazio. Tendo como próximo destino o porto uruguaio de Nueva Palmira.


A perda de mais uma oportunidade de embarque de nossa produção em um navio graneleiro reafirma as nossas carências. Fruto da falta de visão política e administrativa de nossos governantes. Que insistem em não ver ou conceber que o porto de Porto Alegre é um porto marítimo. E que deveria ser tratado como tal. Sendo foco de uma política séria e eficiente. Que o habilite a operar plenamente no recebimento e despacho de cargas.

É este atraso na forma de pensar. Esta miopia político administrativa. Que determina o nosso atraso econômico. Que entrega parte significativa de um instrumento fantástico de que é um porto, a preço de banana, para ser explorado pela iniciativa privada como área de comércio. Gerando desemprego. Elevando o custo de nossa produção. E retirando de nossa economia a vitalidade que um dia ela já possuiu, quando o porto da capital do estado era ativo. E empregava muito mais de 3.000 estivadores. Que com dinheiro no bolso, movimentavam o comércio do centro da cidade. Apenas para citar um exemplo.

É este o potencial econômico que os nossos políticos estão abrindo mão. O que gera emprego para engenheiros, administradores, técnicos e principalmente, para os trabalhadores menos qualificados. Que assim como os demais, possui sonhos de consumo. E ao obter um emprego ganha a chance de melhorar a sua vida e de seus familiares.

Pensem nisso. Principalmente quando verem que no porto há um navio operando. E que quando ele partir, nada levará em seus porões. Pois nossos políticos, em nosso nome. Optaram por desconsiderar o porto de Porto Alegre com parte da política econômica de nosso Estado.

Muito Obrigado.

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário