segunda-feira, 24 de março de 2014

EXCLUSIVO – “BBC Arizona” carrega no porto de Porto Alegre.

A sexta-feira (14/MAR) foi destinada à operação de carregamento do navio mercante “BBC Arizona”. No dia anterior, logo após o navio ter atracado e vistoriado pelos órgãos de fiscalização federal. Iniciou-se os preparativos para o carregamento do navio. O porão N°2 foi aberto e as tampas do piso intermediário foram removidas. Liberando o espaço necessário para se colocar o transformador no piso inferior deste porão. De forma a dar maior estabilidade ao navio quando navegando em alto-mar.




Já na sexta-feira o trabalho teve início às 07 horas da manhã. Quando os guindastes foram posicionados sobre o transformador que pesava 261 toneladas. Seu içamento no entanto foi protelado. Tendo em vista que para a operação é necessário muito cuidado. E estava previsto a chegada e passagem pelo local, de dois navios no turno da manhã. O primeiro era o navio-tanque “Gas Haralambos” com destino ao Terminal de Gás do Sul – TERGASUL. E o segundo, o navio mercante “Anthia” com atracação no cais Navegantes.

Ambos os navios chegaram e passaram a baixa velocidade pelo cais, evitando desta forma o deslocamento de água mais forte. Que é um procedimento de segurança importante nas operações de içamento de carga a partir dos guindastes de bordo de qualquer navio.

Concluído esta fase, às 11 horas da manhã iniciou-se finalmente o içamento do transformador. Na sequencia foi içado o contêiner do tipo Flat Rack, que continham as trás peças maiores que compõe o transformador. E cujo peso é de 16 toneladas. Para, na sequencia, já no turno da tarde, poder ser embarcado as 45 caixas com peças e acessórios que totalizavam 58,286 toneladas. Sendo que este serviço foi realizado concomitantemente aos trabalhos de fixação e amarração do transformador dentro do porão do navio.

Nesta operação coube aos tripulantes do “BBC Arizona” a missão de içar o transformador e o contêiner para o interior do navio. Já que este é um procedimento especial e exige um cuidado muito grande pelo perigo que representa às pessoas próximas e a integridade do navio. Já no tocante as caixas, esta operação pode ser realizada pelo pessoal habilitado e vinculado ao Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO. Sendo sempre supervisionados de perto pela equipe do navio e da Agência Marítima Orion.

Devido ao termino da operação ter ocorrido mais tarde. O navio teve de esperar o dia seguinte para poder seguir sua viagem.  O que nós faz relembrar o quanto é importante investirmos em dragagem e sinalização. Para viabilizar o pleno aproveitamento de nossa hidrovia. Não só durante a luz do dia, mas também a noite. Fato que infelizmente não ocorre. Já que a mesma na apresenta as condições necessárias. E que por causa disso, acaba encarecendo todas as operações junto ao porto de Porto Alegre. Pois temos de pagar o aluguel do navio enquanto o mesmo fica parado esperando a luz do dia.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário