quinta-feira, 20 de março de 2014

Fertilizante israelense chega a Porto Alegre.

Chegou na manhã de sábado (08/MAR) nos porões do navio mercante liberiano “Arinaga”, um carregamento de fertilizante de origem israelense. O “Arinaga” mede 185,73 metros de comprimento e possui 23,03 metros de largura. Sua viagem para o Brasil se iniciou no porto israelense de Ashdod, distante 40 Km da cidade de Tel Aviv, capital econômica de Israel. Aonde o navio foi carregado com super fosfato simples e super fosfato triplo, dois componentes muito utilizados na fabricação de fertilizantes pela indústria.

Na costa brasileira, o navio realizou uma escala junto ao porto de Itaqui, no Maranhão, onde atracou no dia 02 de fevereiro. Posteriormente realizou uma escala no porto de Rio Grande para descarregar 8.600 toneladas de fertilizantes junto do Porto Novo. Em Porto Alegre o navio deverá descarregar 11.000 toneladas de super fosfato simples e 1.500 toneladas de super fosfato triplo. Contribuindo desta forma para o suprimento de matéria prima básica para a indústria de fertilizantes local. Que por sua vez o vende para o setor agrícola. Que com isto e muito trabalho, consegue obter no campo o alto desempenho que tanto nos orgulha. Por outro lado é importante observarmos o quanto o porto é importante para a economia da região onde ele se localiza. Já que ele é uma porta aberta desta região para o mundo. Possibilitando que as distâncias sejam reduzidas. E a riqueza seja negociada. No nosso caso, cabe a nós saber melhor explorara este fabuloso instrumento de comércio que os nossos antigos governantes construíram. E que infelizmente não esta sendo bem gerido e administrado. Tanto é que estamos restritos basicamente ao recebimento de produtos, destinados única e exclusivamente ao setor de fertilizantes. Mudar esta situação é abrir a porta do comércio exterior para a nossa economia. Gerando riquezas e oportunidades para que tenhamos um futuro melhor.

Sobre o navio mercante “Arinaga”, podemos acrescentar que ele foi construído no ano de 1999, pelo estaleiro japonês Oshima Shipbuilding, da cidade de Saikai. Foi batizado originalmente com o nome de “Nord Ace”, até tê-lo sido trocado em 26/SET/2009 para “Arinaga”.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário